Presidente do Crea-SE e vice-governador ampliam discussão sobre item segurança do trabalho nos editais

Presidente Dilson Luiz em visita institucional à vice-governadoria e equipe técnica da Seduc.

Esta semana, o presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, reuniu-se com o vice-governador e secretário da Educação e Cultura (Seduc), Zezinho Sobral, e sua equipe técnica. Temas importantes relacionados às engenharias, agronomia, geociências e a sociedade em geral estiveram em pauta.

Dilson Luiz, presidente do Crea-SE e Zezinho Sobral, vice-governador e Sec.da Educação.

O ponto central da conversa foi a adequação do edital do processo seletivo da Seduc à Resolução do Confea. O edital trazia como requisito a formação em ‘Engenheiro de Segurança do Trabalho’. A exigência foi ao encontro das normativas do Conselho Federal, que não contempla o título em nível de graduação, mas apenas em pós-graduação. Diante da situação, o Conselho encaminhou parecer à Procuradoria do estado, que acatou as argumentações apresentadas.

Engenharia em pauta na reunião com equipe do governo de Sergipe.

A relevância de incluir o item segurança do trabalho nos editais também foi assunto colocado em discussão pelo presidente do Crea-SE. Nesse contexto, ele explanou sobre a importância dessa exigência como um filtro para empresas que muitas vezes negligenciam práticas de segurança. O presidente destacou que tornar essa condição obrigatória é uma ferramenta eficaz para promover responsabilidade e atenção no setor.

“A segurança do trabalho não deve ser encarada apenas como um requisito legal, mas como uma prioridade ética e moral. Sua inclusão nos editais contribui para elevar o padrão de qualidade e responsabilidade nas atividades do setor, garantindo ambientes mais seguros para os profissionais envolvidos e para a sociedade em geral”, reforça Dilson.

Parceria

Ao reafirmar a cooperação mútua entre o Crea-SE e o governo do estado, o presidente Dilson Luiz colocou a equipe técnica do Conselho à disposição da Secretaria, com o objetivo de fornecer informações técnicas relevantes sobre licitações e julgamento de atestados e documentos. “Essa parceria estratégica reflete o alinhamento entre o Conselho e o governo estadual na busca por processos mais eficientes e seguros em projetos de engenharia”, enfatiza o presidente do Conselho.

O vice-governador encerrou a reunião destacando a importância da engenharia em todos os aspectos de nossa sociedade. “A engenharia está intrinsecamente presente em cada estrutura, cada projeto, cada avanço que experimentamos. Ela é a força motriz por trás do desenvolvimento e da inovação, moldando nosso ambiente e impulsionando o progresso. Portanto, é imperativo valorizar e apoiar continuamente essa profissão tão essencial. A parceria com o Crea-SE representa nosso compromisso em fortalecer a engenharia e garantir que ela continue desempenhando um papel crucial em nosso crescimento e progresso coletivo”, afirma Zezinho Sobral.