Tratamento de Águas Residuais é tema de reunião do Colégio de Presidentes em Rondônia

foto01O uso consciente da água e a necessidade de tratamento das águas residuais são assuntos em destaque

3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, em Rondônia

na 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, sediada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO).  Os debates foram iniciados ontem (10/6) e prosseguem até esta sexta-feira (13/6) com a participação dos presidentes dos Crea´s de todo país, além da diretoria executiva da Mútua, assessores do Confea e diretores regionais da Caixa de Assistência.

Foto13Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo Arício Resende o encontro é de fundamental importância na discussão de assuntos relevantes e tão atuais como o uso adequado da água. “O evento reúne importantes palestrantes que trazem para discussão medidas adotadas em outros países no sistema de tratamento de águas com tecnologia avançada. Uma questão importante diante da escassez hídrica que enfrentamos”, disse Arício.

O presidente do  Crea-SE, Arício Resende e  a assessora Ruskaja Sandrin
O presidente do Crea-SE, Arício Resende e a assessora Ruskaja Sandrin

Espanha e Portugal e Diretor da Fundação Nova Cultura que palestrou sobre “Las Águas del Rio Tajo- Paradigma De Colonialismo Hidrício.

O Tratamento de Águas Residuais foi outro tema em destaque ministrado pelo engenheiro florestal, José António Falcão Mendes. “O sistema de tratamento de águas residuais em Porto Velho visa um intercâmbio tecnológico único e exclusivo entre Brasil e Portugal. Precisamos preservar o ambiente geral, promovendo a execução deFoto04 programas e projetos e seu intercâmbio entre diversas entidades, nomeadamente, ao nível do tratamento de efluentes de origem agrícola, industrial e doméstica, segundo métodos naturais e ecologicamente sustentáveis”, afirma José Falcão.

Segundo o representante Abenc, Guilherme Büest, o principal objetivo do evento é trazer para o Brasil o know-how de um sistema de tratamento de águas, com tecnologia desenvolvida na Alemanha e Fot03utilizada em vários países da Europa, apresentando resultados positivos para o meio ambiente e para a qualidade de vida das populações onde foi implementado.

O presidente do Crea/RO, Nélio Alencar, destaca que as reuniões do Colégio de Presidentes, fortalecem as ações dos conselhos. “Estamos discutindo várias resoluções, leis e normas além de temas importantes e primordiais para o desenvolvimento de um trabalho mais eficiente e eficaz. Essa troca de experiências entre o Creas fortalece as ações dos conselhos. Destacamos a estabilidade financeira do Crea/RO, que hoje serve de exemplo para o demais Creas do Brasil”, aponta Alencar.

Fonte: Com informações da ASCOM/Rondônia