Crea-SE participa de debates sobre Gerência da Fiscalização

Seminário reúne cerca de 80 fiscais e gerentes de todo o país

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) está presente no Seminário

gerente de Fiscalização, Liliana Pereira e os fiscais Léa Cristina Bomfim e Danilo Silva.

Temático: Gerência da Fiscalização 2015 que começou nesta segunda-feira (08/06) em Brasília.  Na abertura dos trabalhos, o conselheiro federal coordenador da Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep) – comissão organizadora do evento – Paulo Roberto Viana, explicou que o objetivo principal do evento é promover a unidade de ação no Sistema Confea/Crea. “Estamos focando nesses treinamentos para que possamos trazer essa uniformidade e consigamos acelerar todo o processo. Sabemos que temos muita dificuldade burocrática desde o momento da autuação até o último recurso que chega ao Confea”, disse, ao mencionar o artigo 24 da Lei nº. 5.194/1966.

20150608161159No Seminário, o Crea-SE é representando pela gerente de Fiscalização, Liliana Pereira e os fiscais  Léa 11402788_945862515464952_2624494349784616056_nCristina Bomfim  e Danilo Silva. O evento encerra nesta terça-feira (09/06). Paulo Roberto Viana explica que, como resultado dos dois dias de encontro, ele espera receber contribuições para a reformulação da Resolução nº. 1008/2004 e para o Manual de Fiscalização. “Queremos que esse Manual seja dinâmico, que seja constantemente atualizado com as contribuições de vocês. Precisamos conhecer as experiências de vocês para sistematizarmos um manual orientativo”, explicou. Viana mencionou, ainda, que, neste ano, serão realizados os seminários sobre fiscalizações em Agronomia e 10542702_945862425464961_4079470973956833434_oEngenharia Química. “No final de 2014 definimos que essas eram as modalidades que estavam em menor discussão. A quantidade de autuações em Agronomia é muito menor do que em outras áreas. Selecionamos Engenharia Química porque estamos enfrentando dificuldades de percurso na fiscalização por conta do 11390164_945862555464948_8874269887085931760_nsombreamento com outros Conselhos”, explanou.

Participante da mesa de abertura do Seminário, o superintendente de Integração do Sistema e chefe de Gabinete do Confea, José Gilberto Campos, explicou a realização desses seminários e treinamentos. “Fazer um treinamento específico para os fiscais, separados dos gerentes, é importante para que eles fiquem mais à vontade para colocar os problemas do dia a dia da fiscalização. Mas é preciso aliar esse levantamento com o planejamento da fiscalização, daí a necessidade de, posteriormente, reunirmos os gerentes também. Neste seminário vamos unir conhecimento da operação e planejamento”, explicou. “Investimento em fiscalização traz valorização profissional”, afirmou, ao mencionar experiência do Crea-SP, onde, na década passada, após treinamento de fiscais e aprimoramento da fiscalização, o Regional passou de 300 mil para 1,2 milhão de registros de ART por ano.

Para o conselheiro federal  e coordenador adjunto da Ceep, João Francisco dos Anjos, eventos como os treinamentos e seminários como estes devem ser constantes para equalizar procedimentos e buscar cada vez mais a melhor performance na fiscalização. Já o conselheiro federal, também integrante da Ceep, Romero Peixoto, o Sistema sobrevive por conta da fiscalização. “Em alguns Estados ainda não temos todas as inspetorias que deveríamos. Com o tempo nós vamos nos fortalecer e, com isso, valorizar o profissional e a sociedade”.

Após a abertura dos trabalhos, os participantes do Seminário assistiram à palestra “Treinamentos regulares para a fiscalização inteligente da Engenharia Química”. À tarde, serão apresentados dois casos de sucesso dos Regionais. O Conselho Regional da Bahia irá compartilhar com os agentes fiscais um exemplo de fiscalização na área Química, enquanto, simultaneamente, o Crea-PR irá explicar aos gerentes como funciona o planejamento e a avaliação de resultados no Regional.

Beatriz Leal
Equipe de Comunicação do Confea