Presidente do Crea-SE destaca importância da Agronomia para o desenvolvimento do País

fotos18102016-6No último dia 12 deste mês de outubro foi comemorado o Dia do Engenheiro Agrônomo, e para marcar a data, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE), promoveu uma semana cheia de atividades, com o marco oficial nesta sexta-feira, 14, com a entrega de prêmios, palestra e lançamento de livro. Uma solenidade prestigiada por diversos profissionais da área, autoridades, representantes de instituições de ensino, entidades de classe e vários convidados.

fotos18102016-8O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) representando pelo presidente, engenheiro agrônomo, Arício Resende, além de conselheiros e servidores prestigiou a programação. O Presidente destacou o papel e a importância do engenheiro agrônomo no desenvolvimento econômico do País. “Em 1966, através da lei 5.194, a engenharia agronômica foi regulamentada como profissão dentro do Sistema Confea/CREA, desde então, vemos o crescimento e fortalecimento da categoria que tem um papel relevante na economia nacional. A importância do engenheiro agrônomo está estreitamente relacionada à sua atuação na indústria agropecuária, responsável por movimentar os mercados interno e externo, sendo fundamental para a produção de riquezas no País”, afirma Arício Resende. “Sinto-me muito honrado, em ser profissional da área e presidente do Conselho”, reforça ele.

fotos18102016-4O presidente da AEASE, engenheiro agrônomo Fernando de Andrade, destacou que a programação da festa este ano, reforça uma das maiores prioridades desta gestão, que é o fortalecimento da categoria e a aproximação com a sociedade. “Promovemos, passeio ciclístico, distribuição de mudas e feira de arte, tudo isso buscando atrair a comunidade para nossa Associação. Entendo que a sociedade mais próxima de nós, agrega pontos positivos para todos, além de facilitar a identificação de necessidades no que diz respeito ao nosso desempenho profissional”, destacou.

fotos18102016-2O secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal, parabenizou a AEASE, pelo trabalho desenvolvido e destacou a importância da categoria para o Estado de Sergipe. “Temos um potencial agrícola muito forte, o que é comprovado pela nossa balança comercial, mostrando que os produtos que têm bom desempenho no PIB, são frutos da agricultura e pecuária, e isso é resultado de um histórico com relação à produtividade das nossas culturas e genética dos nossos animais e de gerações de bons profissionais” afirmou.

fotos18102016-5A noite de festa, também foi marcada pelo lançamento do livro “Crônicas do Rio Real”, do engenheiro agrônomo Manoel Moacir Costa Macêdo, que traz registros de lembranças de sua terra natal. Também teve a entrega do prêmio “Engenheiro Agrônomo do Ano”, nas categorias profissional e estudante. O prêmio leva em consideração uma série de fatores relacionados ao desempenho da profissão no mercado, e desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Na categoria profissional, quem recebeu a homenagem das mãos do presidente do Crea-SE, Arício Resende, foi o engenheiro agrônomo, Manoel Moacir Costa Macêdo. Já na categoria estudante, o homenageado foi o acadêmico Alisson da Silva Santana, que recebeu a honraria das mãos da chefe da Secretária Estratégica da Embrapa, Glaucia Barreto.

A palestra da noite ficou por conta do economista e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Marcelo Curado, que apresentou uma análise sobre a Crise do Estado Brasileiro e o Pacto Federativo, e de que forma essas questões impactam o cenário agropecuário do Brasil.

Durante o evento, também foi assinado um termo de cooperação para convênio entre a AEASE e a UFS. A parceria busca a promoção articulada de ações conjuntas, destinadas a fortalecer o ensino da engenharia agronômica e contribuir para o desenvolvimento da agricultura do estado de Sergipe.

Participaram da solenidade diversas autoridades, associados, familiares e amigos dos homenageados. Dentre as autoridades, esteve presente, o Deputado Federal Márcio Macedo, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Ângelo Antoniolli e o Secretário de Estado da Agricultura, Esmeraldo Leal.