Outubro Rosa: Crea-SE promove palestra sobre câncer de mama

fotos18102016-11Em apoio ao Movimento Outubro Rosa, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) promoveu na manhã desta sexta-feira, 14, uma palestra sobre a importância dos exames preventivos para redução dos casos de morte por   câncer de mama. O assunto, ministrado pela mastologista Paula Saab, foi acompanhado atentamente pelos colaboradores e servidores que aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e buscar novos conhecimentos sobre o tema considerado por todos de extrema importância.

fotos18102016-7Em sua palestra, a mastologista alertou que a realização de exames preventivos não extingue a possibilidade de uma pessoa desenvolver câncer, mas é fundamental no processo de prevenção da morte pela doença. “Quanto mais cedo à doença for detectada maior a chance de cura”, reforça a mastologista ao destacar que o risco de desenvolver câncer de mama pode ser reduzido, em parte, ao se adotar uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, não fumar, praticar atividade física regular e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o uso prolongado de terapia de reposição hormonal. A amamentação também protege a mulher do câncer de mama.

fotos18102016-3Para o presidente do Crea-SE, Arício Resende, a promoção do evento evidencia a preocupação do Conselho com a saúde do servidor. “Esse é um diálogo que primamos, sempre buscando orientar e conscientizar nossos servidores da importância do cuidado com a saúde. Aproveitamos a campanha Outubro Rosa, para trazer esta discussão a respeito do câncer de mama, com depoimentos de pacientes em vídeos e relatos pessoais de servidores. Sem dúvida foi um momento emocionante e muito proveitoso para todos”, afirmou.

A servidora, Adriana Vieira, elogiou a iniciativa. “Ações como esta são extremamente importantes. Mesmo com todo o acesso a informações que temos através da internet ou da TV na correria diária, acabamos não nos apropriando das informações corretas. Então, hoje fomos convidados a parar nossas atividades para termos este momento de conversa com uma profissional bastante qualificada. O Crea-SE está de parabéns pela iniciativa”, pontuou.

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.