Representantes do Crea-SE discutem fluxos e processos éticos no Encace

Técnicos do Crea-SE participaram esta semana do Encontro Nacional de Coordenadores e Assessores Técnicos das Comissões de Ética dos Creas – Encace, em Brasília, na sede do Confea. Com temas que variaram desde o fluxo dos processos éticos ao Plano de Metas Finalísticas, ao Sistema Integrado de Processos Éticos (Sipe), à dosimetria, entre outros, as palestras foram ministradas por conselheiros federais e especialistas do Confea e dos Creas.

Estiveram no evento a assessora jurídica do Crea-SE, Elaine Felizola, o coordenador da Comissão de Ética do Crea-SE, Danilo Monteiro, a coordenadora-adjunta, da Comissão de Ética do Crea-SE, Cynthia Freitas, a Coordenadora de Apoio aos Órgãos Colegiados, Daniele Gonçalves, e o analista técnico da Coordenadoria de Apoio aos Órgãos Colegiados – CAC do Crea-SE, David Castaneda.

Para Elaine Felizola, a participação do Crea-SE no evento promove a capacitação e o conhecimento necessário para o andamento dos trabalhos que são desenvolvidos diariamente. Ela foi a responsável pela palestra “Enfoque Jurídico na Condução dos Processos Éticos”.

“O Encace trouxe experiências relativas às audiências realizadas pela comissão de ética do regional, além de contribuições no tocante as alterações dos normativos do Confea”, destacou.

Modernização e celeridade 

O Plano de Metas Finalísticas 2025-2027 foi o destaque do diálogo entre os funcionários do Confea Igor Fernandes e Prícila Fraga com os representantes dos Creas. “Queremos contar com o apoio de vocês para realizar este plano de futuro para que a sociedade perceba que estamos indo numa mesma direção e, assim, se sinta protegida”, propôs a gerente de Planejamento Estratégico, ao informar que a Decisão Plenária nº 0591/2024, que trata do tema, foi aprovada na sexta-feira passada (22/3).

A proposta, acrescentou Igor, é implantar soluções tecnológicas e normativas, uniformizadas em âmbito nacional, voltadas ao registro de pessoas físicas e jurídicas, Anotação de Responsabilidade Técnica, Acervo Técnico e Operacional. “Para isso, será implantado sistema nacional informatizado de integração e consulta de dados, por exemplo”, informou o engenheiro mecânico que atua na Gerência de Relação com o Profissional e Fiscalização.

Para a área de fiscalização, está prevista a unicidade de ação e a uniformidade de procedimentos do Sistema, o que irá demandar atualização de normativos, adoção de ferramentas e aperfeiçoamento de métodos. Já o trabalho de julgamento e normatização será aprimorado a fim de garantir mais eficácia e celeridade. Entre as soluções para esta área, está o uso de Inteligência Artificial na análise automatizada de documentos.

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