Crea-SE reforça importância da adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O Colégio de Presidentes dos Creas encerrou, nesta quinta-feira, sua programação em Fortaleza (CE) com uma apresentação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), ministrada pelo secretário de representação do TCU no estado de Sergipe, Jackson Luiz de Araújo Souza. A iniciativa foi uma oportunidade para conhecer e discutir maneiras de aprimorar o controle e a gestão dos Conselhos, com destaque para a adesão ao PNPC. Desde 2021, o Crea-SE faz parte do Programa.

Dilson Luiz, presidente do Crea-SE

O presidente do Crea-SE, Dilson, destacou a relevância da adesão, ressaltando a importância de estabelecer uma relação próxima e colaborativa com os órgãos de controle. “Essa proximidade visa assegurar que os processos sejam conduzidos de maneira transparente e em conformidade com as normas legais, garantindo assim a segurança jurídica e a eficácia na gestão”, avalia o presidente Dilson ao reforçar que a adesão representa um compromisso institucional com a integridade e a ética, fundamentais para fortalecer a credibilidade e a confiança da sociedade nas atividades desenvolvidas pelo Crea-SE e seus profissionais.

Auditor do TCU, Jackson Araújo

O secretário do Tribunal de Contas da União (TCU) em Sergipe, Jackson Luiz de Araújo, ressaltou que a adesão é simples, enfatizando sua abordagem preventiva e a importância da interação entre os Conselhos Regionais e o Conselho Federal, visando coordenar a implementação das ações de prevenção à corrupção. “Não é necessário assinar um termo formal para aderir ao Programa. A iniciativa tem como objetivo garantir boas práticas de investigação e correção, contribuindo para fortalecer a integridade e a transparência das instituições. A plataforma do PNPC gera um plano de ação baseado na avaliação dos processos, envolvendo os gestores como agentes de mudança e promotores de boas práticas. Isso permite uma integração eficaz entre gestores e os controles internos e externos, promovendo uma cultura organizacional mais ética e transparente”, explica o Secretário.

, Presidente do Confea, Vinicius Marchese

“Ao trazer o PNPC para dentro do CP, a proposta é que os Creas que ainda não finalizaram o questionário dediquem atenção a esse processo. Após o preenchimento, pretende-se realizar um evento para reunir os presidentes e demais envolvidos, a fim de analisar e compreender as fragilidades apontadas pelo questionário e, assim, identificar oportunidades de melhoria. Essa iniciativa visa promover uma cultura de integridade e transparência nos Creas, alinhando-se aos princípios do PNPC e fortalecendo as práticas de governança e controle interno.”, afirma Vinicius Marchese, presidente do Confea.

Palestra em Aracaju

O presidente do Crea-SE, Dilson, convidou o secretário do TCU Jackson Araújo para apresentar o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC) aos servidores e conselheiros do Conselho. O objetivo é conhecer as melhores práticas de gestão e governança na prevenção e enfrentamento da corrupção. “A apresentação de Jackson será uma oportunidade valiosa para aprimorar os processos internos do Crea-SE e fortalecer a integridade e transparência em suas atividades”, afirma Dilson. A data da palestra será definida em breve.