Crea-SE destaca importância da fiscalização e da Engenharia de Segurança do Trabalho

Neste mês de abril, dedicado à conscientização sobre a segurança no ambiente de trabalho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) traz à tona dados estatísticos que acendem um sinal de alerta para a importância da conscientização e implementação de uma cultura permanente de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Nos três primeiros meses deste ano, o setor de Fiscalização do Conselho recebeu um total de 161 denúncias. Mais da metade, 53%, está relacionada à execução de obras e serviços sem acompanhamento de responsável técnico, o que corresponde a 85 casos. Além disso, o descumprimento de Normas Técnicas e de Segurança resultou no registro de 49 denúncias no mesmo período. Todos esses casos foram constatados e confirmados nas ações de fiscalização realizadas em todo o Estado.

O presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz, alerta que a ausência de profissionais qualificados e o descumprimento de normas técnicas contribuem para o aumento da ocorrência de acidentes de trabalho, resultando em lesões, incapacidades e até mesmo mortes. Na outra ponta da situação, os acidentes de trabalho também geram custos significativos para as empresas, incluindo despesas médicas, indenizações trabalhistas e perda de produtividade, afetando negativamente a economia e a sustentabilidade dos negócios.

Dilson Luiz, presidente do Crea-SE

Para Dilson Luiz, os dados reforçam a importância de promover uma cultura de prevenção dentro das empresas, o que passa pela presença no ambiente laboral de um profissional de engenharia em segurança do trabalho. “Esses profissionais desempenham um papel crucial na identificação, avaliação e prevenção de riscos ocupacionais. Sua expertise técnica permite a implementação de medidas preventivas adequadas, visando à proteção da integridade física e mental dos trabalhadores”, ressalta o presidente.

O engenheiro em segurança do trabalho também é responsável por elaborar programas de prevenção, como Programa de Gerenciamento de Riscos (PRG); Laudo Técnico das Condições do Ambiente do Trabalho (LTCAT,); Análise Ergonômica do Trabalho (AET );  Programa de Gestão em Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalho Rural (PGSSMATRR), dentre outros.  Além disso, também orienta e capacita os colaboradores sobre os procedimentos de segurança, uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e medidas preventivas a serem adotadas no ambiente de trabalho.

Ao finalizar, o presidente do Crea-SE ressalta a importância de aplicar os mesmos padrões de segurança exigidos das empresas de Engenharia, Agronomia e Geociências a todos os prestadores de serviços. Isso se deve ao fato de que nesses serviços há uma tendência à subnotificação de acidentes, à ausência de registro de funcionários e de falta de fiscalização pelos órgãos reguladores, como ocorre com os serviços realizados em residências, apartamentos e condomínios.