Representantes do CREA-PB fazem visita ao CREA-SE para falar sobre novo sistema

_
O Sitac irá facilitar o trabalho do colaborador, agilizar a vida do profissional e ajudar o meio ambiente, já que o papel será eliminado de todos os processos.

Por Luciana Braga e Jéssika Cruz

visita-creapb-2304 (1)O Crea-SE recebeu na última quarta-feira, 23, representantes do Crea-PB para uma palestra sobre o novo sistema corporativo que será adotado a partir de maio neste regional, o Sitac (Sistema de Informação Técnica e Administrativa do Crea). A abertura foi feita pelo presidente Jorge Silveira, que fez um breve histórico sobre os sistemas já utilizados pelo Crea-SE, e falou também sobre a importância de poder contar com a colaboração dos conselhos de outros estados, como por exemplo o Crea-BA e Crea-PB.

visita-creapb-2304 (12)A palestra seguiu no comando do Superintendente do Crea-PB,  o engenheiro civil Antônio Carlos de Aragão. Como já possui experiência com o Sitac, ressaltou a importância do papel de cada colaborador no ambiente de trabalho. Segundo ele, nenhuma tecnologia será capaz de gerar agilidade e qualidade caso o profissional não seja comprometido com suas atividades. Para que isso ocorra, é necessário garantir o bem-estar de todos, e a motivação é peça chave nesse processo.

Com um ambiente saudável e colaboradores motivados, é possível cumprir um dos objetivos principais dos Creas: a garantia de um bom atendimento para que os profissionais da área reconheçam a importância de ter um conselho que assegura a qualidade da sua profissão e a defesa de seus interesses. “O Crea trabalha a favor do profissional de engenharia para não deixar que o leigo exerça a nossa profissão, que estudamos tantos anos para conquistar”, afirma Aragão.

Sobre o Sitac, o palestrante relatou como ocorreu o processo de instalação do sistema no Crea-PB. Lá, o início da operação foi em março de 2012 com o abandono das ARTs em papel para um mergulho no mundo digital. A inovação foi divulgada através das redes sociais, causando inicialmente alguns questionamentos sobre a sua eficiência.

visita-creapb-2304 (3)     visita-creapb-2304 (2)

O novo, que sempre pode causar estranhamento, logo foi aceito pelos colaboradores e pelos profissionais registrados no sistema, exatamente pelos benefícios que proporciona para ambos os públicos. Hoje, o Sitac já se encontra preparado para receber o engenheiro do futuro. “Fizemos a nossa lição de casa começando a preparar os servidores para a vinda do que nós sabíamos que seria inevitável”, declara o superintendente.

Aragão alerta que, para acabar com o acúmulo de processos e causar menos transtornos, deve ser colocado no Sitac apenas o que for realmente necessário. O sistema surge na tentativa de facilitar a vida de todos os envolvidos, diminuindo a sobrecarga de trabalho do colaborador. Uma vez que é adotado, torna-se impossível o retorno a sistemas antigos.

Em uma ilustrativa encenação sobre uma mesa de trabalho antes e pós-Sitac, o superintendente alegrou a plateia de colaboradores atentos ao novo modo de trabalho. De um lado, pilhas de processos físicos desorganizados, e de outro uma mesa limpa com apenas um computador, que dará conta de fazer todo o trabalho sem uso de papel, 100% digital, com registros seguros e banco de dados confiável.

visita-creapb-2304 (22)      visita-creapb-2304 (21)

A palestra foi finalizada com debates, quando os participantes puderam tirar dúvidas e saber mais sobre como funciona o Crea-PB. Para responder aos questionamentos técnicos, fez-se presente o gerente de TI Josimar Sobrinho, responsável pelo processo de transição na Paraíba.

A visita, que teve início na terça-feira, 22, segue até sexta-feira, 25, com passagens por todos os setores para esclarecimentos adicionais e troca de experiências, visto que em breve o CREA-SE converterá seus processos em 100% digitais por meio da implantação do Sitac em nosso estado.

Confira fotos da palestra:

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação