II Encontro Nacional das Câmaras de Engenharia Civil tem início em Aracaju

II Reunião Ordinária da CCEEC

Aracaju recebe a II Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializada de Engenharia Civil (CCEEC), que acontece de 28 a 30 abril no Hotel Real Classic, na orla de Atalaia. A abertura do evento, na manhã desta segunda-feira, contou com a presença do presidente do CREA-SE, eng. civil Jorge Silveira, que deu boas vindas aos participantes, agradeceu pela confiança neste regional e ressaltou a importância da câmara de civil no Sistema Confea/Crea.

“Me sinto muito à vontade, afinal eu comecei na coordenação de civil e tivemos um reunião aqui em Aracaju em 1999. (…) E esta é uma oportunidade para discutirmos não só as profissões de engenharia e agronomia, mas o Sistema como um todo, que está passando por um momento que merece uma reflexão bem ampla também no âmbito político, em relação ao que cada CREA está sofrendo com os problemas com os arquitetos, técnicos e tecnólogos. Uma série de conflitos que surgiram em 2010, 2011, e que precisam ser debatidos”, ressaltou Jorge Silveira.

Em relação às atribuições profissionais, o presidente do CREA-SE falou ainda sobre a autonomia de decisão das câmaras especializadas. “Aqui não temos mais conflito, há mais ou menos 10 anos eram muitas brigas, mas conseguimos acabar com isso e hoje temos um excelente relacionamento entre as câmaras, os problemas, se existirem, ficam a cargo da justiça”, explicou.

Luiz CapraroPara o coordenador nacional, eng. civil Luiz Capraro (CREA-PR), os principais destaques dessa reunião serão as deliberações sobre o 1º Encontro Nacional de Engenheiros Civis, previsto para ocorrer em Maceió (AL) e que reunirá os conselheiros titulares das câmaras especializadas de engenharia civil do Sistema Confea/Crea e os presidentes das Abenc’s de todo o País, um público previsto de mais de 600 convidados; além das discussões a respeito dos cursos de engenharia civil à distância e da Lei 8.666, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.

Capraro destacou ainda a presença do conselheiro federal, Osvaldo Luis Valenote, e lembrou que, no decorrer dos próximos três dias, há previsão de visita de outros conselheiros federais. “Como engenheiros civis, são sempre a nossa voz, representando a civil no plenário do Confea”, finalizou.

Abraão VieiraDentro da programação, o coordenador regional, eng. civil Abraão Vieira dos Santos, destacou também a visita técnica ao departamento de engenharia civil da Universidade Federal de Sergipe, que acontecerá nesta terça-feira, 29, às 14 horas. E aproveitou a oportunidade para fazer um convite a todos os conselheiros presentes, para prestigiarem o seminário “Energia e Desenvolvimento”, após a visita à UFS, na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE) a partir das 19 horas.

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação