Produção de carvão vegetal clandestina é encontrada pela FPI em Canindé do São Francisco

desmatamento-equipe-floraA produção de carvão vegetal decorrente do desmatamento irregular foi um dos alvos da equipe Flora durante a FPI do São Francisco da Tríplice Divisa, nesta segunda-feira, 21. Uma caieria, forno improvisado onde se produz o carvão, foi encontrada no Assentamento Mandacaru, no município de Canindé de São Francisco.

Segundo o coordenador da equipe Flora, Romeu Boto, havia no local um desmatamento em curso e um outro já consolidado, mas os responsáveis se evadiram do local. “O INCRA vai caracterizar o titular do lote para que possamos multar os responsáveis”. Logo em seguida, os integrantes da agrupamento destruíram o material da caieira para que o carvão fosse inutilizado.

O desmatamento para o fornecimento de madeira ou mesmo para a produção de carvão causa o empobrecimento do solo e quando acontece próximo ao Velho Chico contribui para o assoreamento. A queima dessa madeira que é transformada em carvão, além de destruir a flora nativa emite dióxido de carbono, que colabora para o aquecimento global e ocasiona o efeito estufa.

Assessoria de Comunicação – FPI

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.