FPI interdita serrarias em Canindé do São Francisco e uma tonelada de madeira é apreendida

fpi-caninde01Mais um crime ambiental foi constatado durante a FPI no município de Canindé do São Francisco. Uma serraria localizada no Povoado Capim Grosso e outra no Assentamento João Pedro Teixeira foram interditadas na tarde de segunda-feira, 21.

Povoado Capim Grosso

As madeiras encontradas no Povoado Capim Grosso foram fpi-caninde02apreendidas e o Pelotão Ambiental da Polícia Militar de Sergipe lavrou um Termo Circunstanciado pelo crime ambiental, sob a Lei nº 9605/98. A ADEMA interditou a área por infração ambiental administrativa, através do Decreto Federal nº 6514/2008.

fpi-caninde03“Recebemos a denúncia de um funcionamento irregular de serraria e ao chegar no local nos deparamos com uma pilha de resíduos, aproximadamente uma tonelada, isso significa que centenas de volumes de madeiras foram processadas. Além disso, foram encontradas 28 toras processadas, outras cinco prontas para processar e estacas. A serraria não possui licença ambiental da ADEMA nem documento de origem florestal”, explicou o coordenador da Equipe Flora, Romeu Boto.

As madeiras encontradas pela FPI foram extraídas das árvores baraúna, aroeira e angico (madeira nobre e rara) e de outras espécies ameaçadas de extinção. Foi verificado, ainda, um avanço muito grande do desmatamento na região. “O desmatamento avança se tiver um local onde possa ser processada a madeira, então fechando esse empreendimento nós conseguimos diminuir a devastação. O dono dessa serraria até recebia madeira de origem legal, mas a maior parte dela era de forma irregular”, acrescentou o coordenador.

Assentamento João Pedro Teixeira

No Assentamento João Pedro Teixeira, o proprietário da serraria foi notificado pelo INCRA e terá 30 dias para apresentar defesa.

Fonte: Assessoria de Comunicação-  FPI

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.