Processo Ético: conselheiros e assessores do Crea-SE recebem treinamento

fdf33c47-5385-4696-890c-248a17932bbcDurante dois dias, conselheiros e assessores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) participaram da reunião de treinamento dos membros das Comissões de Ética da Região Nordeste.  Capacitar os conselheiros regionais quanto ao fluxo de processos éticos no Sistema Confea/Crea e à legislação básica, por meio de palestras e modelos de processos foi o foco da iniciativa.

O treinamento começou na quinta-feira (31/3). A assessora jurídica do Crea-SC, Marcia Coutinho, fez a abertura do evento saudando a todos os presentes e apresentando os membros que integraram a mesa junto ao presidente do Crea-CE, o engenheiro civil Victor Frota Pinto. São eles o conselheiro federal e membro do CEEP, Célio Moura Ferreira, o Conselheiro Federal e também membro do CEE, Carlos Batista das Neves, o coordenador nacional das Comissões de Ética, Sérgio Maurício Mendonça Cardoso, e o Conselheiro do Crea-PI e Instrutor do Evento, Wilton Fontenele. Estiveram presentes como convidados o ex-conselheiro do Crea-RN, Marley Leite Filho e a ex-conselheira regional do Crea-SC, Rosicler Maria Vanti.

“Para o Crea-CE é muito importante sediar um evento como esse”, disse o engenheiro civil Victor Frota que cumprimentou a todos e em especial aos membros da mesa e  aproveitou a oportunidade de abertura do evento para fazer a entrega do livro do Crea-CE que conta a história da trajetória de 80 anos da autarquia e da revista da academia cearense de engenharia aos presentes.
Após a saudação de cada um dos membros da mesa, a convidada pelo grupo de instrutores Rosicler Maria iniciou ministrando a palestra “O que é ética profissional”, que tratou sobre o Código de Ética Profissional do Sistema Confea/Crea. Em seguida, a conselheira regional do Crea-SC, Soraya D’Albuquerque, deu continuidade ao evento com a palestra “O que é um processo ético”, direcionada aos conselheiros regionais e que também foi ministrada pelo convidado Marley Leite.

Treinamentos

A realização do treinamento dos membros da comissão de ética foi aprovada nas cinco regiões, como se segue:
Região Norte nos dias 28 e 29 de março de 2016 no Crea-PA, em Belém/PA;
Região Nordeste nos dias 31 de março e 1º de abril de 2016 no Crea-CE, em Fortaleza/CE;
Região Centro Oeste nos dias 25 e 26 de abril de 2016 no Crea-GO, em Goiânia/GO;
Região Sudeste nos dias 11 e 12 de abril de 2016 no Crea-SP, em São Paulo/SP;
Região Sul nos dias 2 e 3 de maio de 2016 no Crea-SC, em Florianópolis/SC.
O evento sediado pelo Crea-CE conta com membros das comissões de Ética dos Creas de Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e do Ceará, totalizando aproximadamente 65 Conselheiros, 18 Assessores Jurídicos e Técnicos das Comissões das Regionais e ainda 10 inspetores.