Crea-SE promove debate sobre “Honorários Periciais” no Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste

12523879_1808052596084785_3822754350604091939_nDurante dois dias  representantes de todos os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia do Nordeste estiveram reunidos na 2ª reunião ordinária do Fórum de Presidentes dos Creas do Nordeste, evento realizado na  cidade de Petrolina, distante 722 quilômetros da capital pernambucana. Na pauta, os participantes avaliaram e discutiram temas variados voltados para o interesse de toda a Engenharia e o sistema Confea/Crea.

O evento foi aberto com uma palestra ministrada pelo o engenheiro agrônomo e consultor Urbano da Costa Lins que abordou  as 12932829_1808052592751452_5350832374129783297_nInovações Tecnológicas voltadas para a Irrigação no Vale do São Francisco. Na ocasião, o pesquisador apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas na região para ampliação do potencial produtivo do Vale do São Francisco.

Apresentando importantes informações sobre o tema, o palestrante ressaltou a preocupação com a perspectiva de haver, a médio e longo prazos, falta de alimentos para abastecimento da população mundial.

Na oportunidade dos informes políticos-institucionais, o coordenador Evandro Alencar agradeceu ao agrônomo Urbano Lins pela apresentação da palestra e registrou que o Crea-PE está com especial atenção no desenvolvimento de ações de valorização da Agronomia, que, segundo ele, precisa de mais espaço dentro do Sistema “e nós estamos trabalhando para isso. Estamos precisando fortalecer o nosso Sistema. Por isso nossa escolha pelo local da reunião”, explica.

O vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Antônio Carlos Albério, que participou do encontro representando o presidente José Tadeu, disse, que se possível, gostaria de ser convidado para participar de todas as reuniões do grupo. “Sou um presidente de Crea no Confea”, explica, parabenizando o coordenador do Fórum pela iniciativa de criação do CTP. “Como presidentes de Creas, vemos que a sociedade não tem conhecimento dos processos que envolvem as nossas profissões”.

Sobre os informes político-institucionais, Albério disse que as normas gerais para a elaboração do regimento do Confea e dos Creas já está concluído e deverão ser avaliadas na plenária do Federal em abril. Sobre a Resolução nº 1.021, que dispõe sobre as eleições do Sistema, em breve, será disponibilizada para consulta pública. Também sobre a Resolução nº 1.010, informou que, por meio de um substitutivo, deverá determinar o prazo de vigência dos processos de regularização de obras concluídas.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo Arício Resende levopu para discussão um tema de grande interesse do Sistema: “Honorários Periciais”. Ainda no Fórum foram destacados , a organização dos Congressos Estaduais de Profissionais, que irão coletar sugestões de todos os profissionais que fazem parte do Sistema, e o funcionamento do Comitê Tecnológico Permanente, colegiado que reúne profissionais de notório saber nas áreas tecnológicas que irão contribuir com a busca de soluções para os problemas das cidades. A  reunião foi encerrada no sábado (2/4).