Presidente Jorge Silveira defende maior flexibilidade na negociação de anuidade, auto de infração e multas

Pres. do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira: “Queremos trazer os profissionais e empresas para o mercado de trabalho”.

A negociação de dívidas em atraso com prazos mais elásticos para profissionais e empresas em débito com o pagamento de anuidade, auto de infração e multas junto ao Sistema Confea/Crea é defendida pelo presidente do Crea-SE, engenheiro civil, Jorge Roberto Silveira. Ele apresentou a proposta na 4ª Reunião do Colégio de Presidentes dos Creas, realizada em Fortaleza, sendo aprovada por unanimidade. A propositura agora segue para discussão no plenário do Confea.

“Queremos que os Conselhos Regionais tenham autonomia operacional e de negociação junto aos profissionais e empresas, no sentido de poder oferecer melhores condições de parcelamento para pagamento de seus débitos junto ao Sistema Confea/Crea. Trata-se de uma condição especial enquanto perdurar a pandemia do Covid-19. Hoje os Regionais vêm perdendo o poder de arrecadação dessas receitas por motivo de engessamento na negociação que é limitada pelo Confea em até quatro meses”, explica Jorge Silveira.

Para o presidente do Crea-SE, o momento exige novas estratégias e ações. ”As medidas restritivas ocasionadas pela pandemia afetou fortemente o setor da Engenharia. Postos de trabalho foram fechados e o desemprego bateu à porta de muitos profissionais causando um efeito cascata que atingiu em cheio a receita dos Conselhos. A crise ainda é uma realidade, porém, o cenário econômico acena para a retomada do crescimento. É o momento do Sistema dar todo o apoio para que os profissionais e empresas consigam sair da condição de inadimplentes e retornem ao mercado de trabalho”, defende Silveira.