Modesto Ferreira dos Santos é reeleito à frente do Colégio de Presidentes

cp2017_modesto
Modesto dos Santos, reeleito para conduzir o CP

O Colégio de Presidentes decidiu, em reunião realizada nesta segunda-feira (20), durante o VI Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea e Mútua, manter o eng. eletric. Modesto Ferreira dos Santos Filho em sua liderança e, como coordenador-adjunto, o engenheiro florestal Laércio Aires dos Santos (Crea-AP).

A reunião foi prestigiada pelos conselheiros federais Célio Moura, Osmar Barros Jr., Francisco Soares, Marcos Camoeiras, Inarê Poeta, William Alves, Afonso Bernardes, Alessandro Macedo, Antônio Carlos Albério, Paulo Laércio Vieira e Pablo Souto.

20170220_145256Modesto e Camoeiras (coordenador adjunto do Colégio de Presidentes até o ano passado) agradeceram a colaboração do CP para aprovação de projetos importantes. Em seu relatório, Modesto prestou contas, destacando que foram confrontados diversos pontos, incluindo questões externas como a do desenvolvimento sustentável.

“Como desafios para 2017, colocamos questões como a estruturação dos regionais em seus equilíbrios financeiros, sombreamento com outros conselhos, o Regime Jurídico Único, a federalização do plenário. É preciso a união de todos pensando o Sistema como um todo. Espero trabalhar harmonicamente como sempre fizemos neste Colégio de Presidentes”, afirmou Modesto.

Registros
“Interrupções de registro estão se avolumando nesse começo de ano”. A preocupação inicialmente exposta pelo presidente do Crea-AM, Cláudio Guenka, foi compartilhada por outros presidentes, na sequência. “Tivemos uma baixa mil registros em 2015. Em 2016, esse número subiu para de 4.000 baixas. E agora em 2017, apenas no mês de janeiro, tivemos 1500 baixas de registros. É um ano em que precisamos ter responsabilidade com isso em todo o Sistema”, comentou o presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese.

calendário provisório
O ex-presidente do Crea-SE, Jorge Silveira, anunciou diversas iniciativas da Mútua, Caixa de Assistência. Seu atual diretor de Benefícios iniciou convidando os Creas a verificar a situação de seus regionais para promover convênios em prol de suas participações na Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), em Belém, de 8 a 11 de agosto.

Ele também falou sobre o edital de planos de saúde da Mútua, que deverá acatar sugestões das empresas. “Vamos ter um plano de saúde diferenciado, a partir de maio, no Brasil inteiro. Dividimos em oito regiões, em função das dificuldades regionais. O profissional vai ter um leque enorme para optar”.

Bolsas de estudo para a área de engenharia, Universidade Aberta da Mútua e o sistema de unificação de processos de ART, eventos em prol dos 40 anos da Mútua, treinamento de qualidade de vida do trabalho para os profissionais, auxílio à fiscalização dos Creas e incentivo às pequenas caixas para unificar o padrão dos benefícios da Mútua foram outras das propostas aventadas pela Mútua para 2017.