Lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua reúnem-se na Câmara dos Deputados no Dia do Engenheiro

Em comemoração ao Dia do Engenheiro e aos 81 anos do Sistema Confea/Crea, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) reunirá lideranças do setor e parlamentares em Sessão Solene Especial no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (11/12), às 9h. O deputado Augusto Coutinho (SD/PE) é o autor do requerimento para realização da Sessão e fundador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. Diversas autoridades estão convidadas para a cerimônia providenciada a pedido do Confea, conselho que representa mais de 1,2 milhão de profissionais e empresas registrados no Sistema Confea/Crea e Mútua.

“A atuação sistêmica do Confea, junto ao Legislativo Federal, pela modernização da legislação relacionada ao exercício das profissões da área tecnológica no Brasil, nos aproxima daquela casa. A sessão no Congresso Nacional é uma justa homenagem aos profissionais”, observa o engenheiro civil José Tadeu da Silva, presidente do Confea.

Além de celebrar a data, os representantes da Engenharia nacional irão pautar os temas de interesse dos profissionais da área na agenda do dia, da Câmara dos Deputados. A proposta é atrair a atenção dos parlamentares e da sociedade para a importância e urgência da tramitação de projetos de lei relacionados ao Sistema Confea/Crea e Mútua.

Na ocasião, o tema ética será pautado por meio do lançamento da 9ª edição do Código de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. A publicação, em modelo de bolso e com nova identidade visual, confirma a ética como um dos principais instrumentos de proteção social e valorização profissional.

Irão compor a mesa durante a sessão especial, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva; o coordenador do Colégio de Presidentes dos Creas, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira; o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais, engenheiro de alimentos Gumercindo Ferreira; o diretor presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, engenheiro agrônomo Cláudio Calheiros; a representante do plenário do Confea, conselheira federal e engenheira eletricista Ana Constantina; o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN); o ministro da Previdência Social, senador Garibaldi Alves Filho; os deputados federais Augusto Coutinho (SD/PE) e Mauro Benevides (PMDB/CE); senadores Romero Jucá (PMDB/RR), Inácio Arruda (PCdoB/CE), José Agripino Maia (DEM/RN), Marcelo Crivella (PRB/RJ).

Também são esperados para a solenidade conselheiros federais e suplentes, coordenadores nacionais de Câmaras Especializadas dos Creas e da Comissão de Ética, representantes do Colégio de Presidentes, do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), das Entidades Precursoras do Sistema homologadas pelo Plenário do Confea, entre outras lideranças do Sistema que atuam nos estados brasileiros.

Conselho reúne mais de 1 milhão de profissionais da área tecnológica
O Confea e os Creas são autarquias federais criadas pelo Decreto nº 23.569, de 11 de dezembro de 1933, e atualmente regidas pela Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, cuja atuação integrada caracteriza o Sistema Confea/Crea.

Com o objetivo de zelar pela defesa da sociedade e do desenvolvimento sustentável do país, observados os princípios éticos profissionais, o Confea e os Creas desenvolvem suas competências legais de verificação, fiscalização e aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia, bem como suas especialidades, em seus níveis superior, tecnológico e técnico de nível médio.

Para tanto, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) atua como instância superior de julgamento e normatização da verificação, da fiscalização e do aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Por sua vez, os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) atuam como primeira e segunda instâncias de julgamento e agentes da verificação, da fiscalização e do aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais em todas as unidades da Federação e no Distrito Federal.

Em seus cadastros, o Sistema Confea/Crea tem registrados 1,2 milhão de profissionais responsáveis pela inovação tecnológica que assegura o desenvolvimento do Brasil. São esses profissionais que levam a excelência da engenharia brasileira a promover o bem-estar social e humano também em outros continentes.

Sessão Solene Especial na Câmara dos Deputados
Auditório Nereu Ramos, às 9h, no dia 11 de dezembro de 2014.

Fonte: Confea

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE