II ESC destaca a importância do Conselheiro Regional no Sistema Confea/Crea

DSCN0559O papel e a importante função desempenhada pelos conselheiros no Sistema Confea/Crea foi um dos assuntos destacados no primeiro dia do II Encontro de Servidores e Conselheiros, evento promovido pelo Crea-SE. O tema foi ministrado pelo superintendente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), engenheiro agrônomo Celso Roberto Ritter .

O palestrante fez uma abordagem conceitual sobre a função e as atividades dos conselheiros, profissionais que contribuem de forma honorífica com o Conselho e são indicados por Entidades de Classe, Sindicatos e Instituições de Ensino. Em sua fala o Superintendente ressaltou a conduta ética destacando que os  profissionais engenheiros, arquitetos, engenheiros agrônomos, geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos e técnicos dispõe de um Código de Ética profissional que referencia suas condutas, trazendo em nove artigos os principais deveres dos profissionais destas categorias.

O Superintendente do Crea-PR ressaltou que a atuação dos conselheiros é imprescindível para que o Conselho possa funcionar adequadamente e desempenhar, com eficácia, o seu papel junto à sociedade. “Os conselheiros irão decidir questões relevantes que afetarão diretamente outros colegas de profissão e a sociedade, organizada ou não. Por isso, exige-se que o conselheiro tenha um elevado senso de justiça, condutas ética, moral e profissional ilibada, conhecimento da legislação profissional e, acima de tudo, responsabilidade no cumprimento de seus deveres legais”, disse ele.