Funcionárias do Crea-SE participam de capacitação em atendimento

atendimewnto02As assessoras do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-Se), Mayra Silva Ramos ( gerente de Registro e Cadastro) e Aline de Souza Correia Galvão ( chefe do Núcleo de Pessoa Física) participaram junto a funcionários de Creas de todo o País do  “Seminário Temático: Setores de Atendimento dos Creas – 2016”. O evento encerrado nesta quinta-feira (14/7) abriu espaço para troca de experiências e informações com o objetivo de otimizar e acelerar as demandas que chegam nos atendimentos dos Creas e uniformizar procedimentos.

atendimentojul2016_grupos“O setor de atendimento é a porta de entrada do Conselho”, afirmou o vice-presidente do Confea, Antônio Carlos Albério, na abertura do evento. “A soma das palestras com a troca de experiência entre vocês se traduzirá em uma convivência mais harmônica do Sistema com o profissional”, opinou. A programação contempla apresentações sobre marketing no atendimento, Lei de Acesso à Informação e gestão documental.

Para o coordenador adjunto da Comissão de Ética e Exercício Profissional do Confea (Ceep), conselheiro federal Pablo Palma, o seminário “é um momento de ouvir os colegas dos outros estados e tirar proveito das diversas experiências”. Pablo foi inspetor-chefe no interior do Rio Grande do Sul e mencionou a dificuldade de informação entre o inspetoria, Crea, Confea e profissional.

atendimentojul2016_publicoO superintendente de Integração do Sistema, Gilberto Pereira de Campos, acredita que o evento é proveitoso não só para o Confea/Crea, mas também para a sociedade. “Quando José Tadeu [presidente do Confea] estava à frente do Crea-SP, ele reunia os atendentes das mais de 150 inspetorias do estado para promover a uniformização dos procedimentos”, mencionou.

ambém presente na abertura do Seminário, o presidente do Crea-PI, Paulo Roberto de Oliveira, defendeu a importância  do diálogo entre os Creas não só no setor de atendimento, mas também na fiscalização, no protocolo, etc. Aos profissionais participantes disse: “Vocês são a cara do Crea. Se vocês tratarem mal o profissional, ele fica com uma impressão péssima do Sistema”, alertou.

Atendimento e motivação

Primeiro palestrante da programação, o professor universitário Lucas Esmeraldo afirmou, em entrevista à equipe de comunicação do Confea, que seminários como este são muito importantes, pois trata de relacionamento entre pessoas. “Este evento promove uma harmonia e traz como resultado mais produtividade. Atendimento de excelência só pode resultar em números satisfatórios para as empresas”, disse. Lucas ministra disciplinas como comportamento do consumidor e estratégias de marketing. Durante a palestra, ele deu exemplos de boas e más práticas na área de atendimento e apresentou os conceitos de comportamento, excelência e motivação. “Quando o atendente se sente bem, traça metas e objetivos, a empresa consegue uma ascensão no atendimento, um comportamento bom diante dos clientes, dos chefes e dos colegas de profissão.

Os funcionários dos Creas se dividiram em grupos para tratar de suas dificuldades. Não havia colegas de Crea no mesmo grupo e nada foi registrado, de forma que se criasse um clima de confiança e troca de ideias para soluções de problema. Nesta manhã (14/7), os temas foram Lei de Acesso à Informação – palestra ministrada pelo superintendente Gilberto Campos – e Gestão Documental, assunto abordado pela pesquisadora Ívina Flores Kuroki, tecnologista em gestão da informação do Ministério da Saúde. À tarde, os participantes elaboram o documento final do evento, com sugestões para a próxima edição do seminário.

Beatriz Leal e Wesley de Oliveira
Equipe de Comunicação do Confea