Crea-SE participa da 3ª Semana de Tecnologia em Segurança do Trabalho da Pio Décimo

piodecimo004O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo Arício Resende  participou nesta segunda-feira (31/10) da solenidade de abertura da 3ª Semana de Tecnologia em Segurança no Trabalho.  O evento, promovido pela Faculdade Pio Décimo, acontece até a próxima terça-feira (4/11) e traz 326516020697284para o debate temas relacionados a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais com ênfase na necessidade de antecipar os riscos que envolvem a análise de projetos de novas instalações, métodos ou processos de trabalho, ou de modificação dos já existentes, visando com isso identificar os riscos potenciais e introduzir medidas de proteção para sua redução ou eliminação.

“O setor de segurança e saúde tornou-se multidisciplinar e busca incessantemente prevenir os riscos ocupacionais.piodecimo002 Esta é a forma mais eficiente de promover e preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Nesse contexto destaco a importância do Tecnólogo em Segurança do Trabalho, um profissional apto a gerenciar e planejar atividades que pode atuar na avaliação, administração e fiscalização dos riscos de acidentes de qualquer empresa, principalmente na construção civil. É função desse profissional, por exemplo, orientar todos os funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual”, explana o Presidente do Conselho.

Para o engenheiro agrônomo Arício Resende, iniciativas como a Semana de Tecnologia em Segurança do Trabalho representam um importante passo dentro do processo de aprendizagem e qualificação dos futuros profissionais da área. “O Crea participa e apoia esse tipo de iniciativa e faz questão de estar presente nas instituições de ensino firmando parcerias e buscando maior interação com os estudantes, como forma de contribuir para a formação de profissionais qualificados”, disse o Presidente.

A professora Sandra Rocha, organizadora do evento, agradeceu a participação do Crea-SE no evento. “O Crea, é o conselho que rege o curso Tecnólogo em Segurança do trabalho, ou seja, orienta todo o exercício profissional, portanto não poderia estar de fora. Este ano, temos como proposta a disseminação da cultura de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais e para que alcancemos êxito em nossos projetos, a colaboração de órgãos parceiros se torna fundamental”, ressaltou ela.

Para os estudantes a Semana possibilitou o acesso a novos conhecimentos, discussões e maior interação com os profissionais e com o Crea. ““ Temos aqui profissionais extremamente qualificados e reconhecidos no mercado, o que sem dúvida, agrega valor ao nosso currículo profissional. Também foi uma boa oportunidade para conhecer melhor a importância e a atuação do Conselho, o qual farei parte ao me formar”, pontuou o estudante José Ailson Gonçalves.

A estudante, Tatiana Menezes destacou a oportunidade da interação profissional. “Além de estudantes de outras instituições, participam do evento profissionais de órgãos e empresas da área, o que nos permite adquirir conhecimento, assim como, gerar uma rede de relacionamento que, possivelmente poderá possibilitar uma oportunidade de emprego”, destacou.

A Semana de Tecnologia em Segurança do trabalho acontece no auditório do Campus I, da faculdade Pio Décimo até a próxima terça-feira (4/10) com a realização de palestras, debates, oficinas e minicursos.