Crea-SE implantará em março a Tabela de Obras e Serviços (TOS)

Com a padronização dos tipos de obras e serviços, a adoção da TOS é obrigatória para todos os Creas.

No próximo mês de março, o Crea-SE vai  disponibilizar aos profissionais os novos códigos de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A mudança atende à legislação e ao padrão estabelecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) por meio da Tabela de Obras e Serviços (TOS). Além disso, é uma atualização tecnológica, pois oferece aos profissionais, objetividade no preenchimento, além de ser responsivo a dispositivos móveis como celulares e tablets.

CONFIRA AQUI OS NOVOS CÓDIGOS

Com a medida, serão disponibilizados novos itens nos campos de atividade contratada, com o incremento no número de atividades profissionais e a melhoria na organização da tabela de obras e serviços, o que resultará numa representação mais fiel às atividades que foram contratadas de fato.

“Com o novo sistema conforme a TOS Nacional, os profissionais e empresas terão o mesmo tipo de registro no país inteiro, com a mesma nomenclatura para as atividades de obras e serviços”, explica o presidente do Conselho, engenheiro civil, Jorge Roberto Silveira.

A padronização dos códigos de preenchimento da ART já é uma demanda antiga dos profissionais do Sistema Confea/Crea.  Em 2018 foi aprovada pelo Confea a TOS Nacional, que substituirá as tabelas específicas utilizadas nos Conselhos Regionais em todo o país.