Homenagem: Auditório do Crea-SE passa a ser denominado Eng.º Químico José Augusto Machado

Sessão Plenária Ordinária nº 463 do Crea-SE

VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO CREA-SE

Quem entra no plenário do Crea-SE, logo percebe na porta de acesso uma das justas homenagens ao Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho José Augusto Machado. O auditório, local onde são realizadas importantes solenidades, sessões plenárias, reuniões, e cerimônias, agora tem em sua fachada o nome do profissional que faleceu no dia 14 de março do ano passado, vítima do Covid-19.

Engenheiro Químico, José Augusto Machado

A homenagem foi anunciada pelo presidente do Crea, Jorge Roberto Silveira  durante Sessão Plenária realizada nessa segunda-feira (21), sendo acatada, por unanimidade, pelos conselheiros. “José Augusto lembra compartilhamento, profissionalismo e convivência. O auditório é local bem adequado para reverenciarmos sua memória e sua trajetória profissional. Nesse espaço, como conselheiro, coordenador de Câmara e vice-presidente do Conselho, deu importante contribuição para o fortalecimento da Engenharia, Agronomia e Geociências no âmbito nacional e, principalmente estadual”, ressalta Silveira.

Vice-presidente do Crea-SE, Helenice Garcia

“Quando ingressamos na universidade não fazemos ideia que conheceremos pessoas que realmente farão a diferença em nossas vidas. Quando escolhemos um curso não imaginamos  que teremos verdadeiros exemplos profissionais em cada disciplina a ser cursada. Foi assim que me encantei ainda mais com a Engenharia quando fiz Higiene e Segurança do Trabalho e Ecologia com um dos melhores profissionais  que tive o orgulho de chamar professor, e depois já formada tive a honra de dividir sala na UFS como professora e conquistar uma verdadeira amizade. Tenho a honra de dizer conheci o professor José Augusto, fui sua aluna, sua colega de profissão e posso dizer que ele era  meu amigo. Foi assim que ele me conduziu até o Crea-SE, com a responsabilidade profissional e a generosidade de um grande amigo”, disse a vice-presidente do Crea-SE, Engenheira Química, Helenice Leite Garcia.

Treinamento/ Conselheiros

Presidente do Crea-SE, Engenheiro Civil Jorge Roberto Silveira

Na Sessão, o presidente Jorge Silveira também anunciou a realização do Encontro de Conselheiros. “O ano passado não conseguimos fazer o evento por causa da pandemia do Covid-19 que estava em alta. Estamos planejando realizar no próximo mês de março nos dias 11 e 12. O Encontro traz uma programação voltada para os conselheiros que passaram a compor o plenário este ano, com a renovação de um terço, mas também se estende aos demais. Serão dois dias de treinamento com foco sobre a legislação, o papel do cargo de conselheiro e sobre os sistemas operacionais existentes nos processos do Crea”, explica ele.

TOS

A padronização dos códigos de preenchimento da ART a partir da Tabela de Obras e Serviços (TOS) também foi assunto em pauta. “Essas mudanças passam a valer a partir do próximo mês de março, atendendo à legislação e ao padrão estabelecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Com o novo sistema conforme a TOS Nacional, os profissionais e empresas terão o mesmo tipo de registro no país inteiro, com a mesma nomenclatura para as atividades de obras e serviços”, explica o Presidente.