Crea-SE homenageia o engenheiro agrônomo Emmanuel Franco na 72ª SOEA

Emmanuel Franco Filho recebe das mãos do presidente do Crea-SE, Arício Resende placa de homenagem

A entrega da Medalha do Mérito e as homenagens in memoriam emocionaram o site_merito2público presente na abertura da 72ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia. Entre os 24 homenageados está o sergipano e engenheiro agrônomo Emmanuel Franco. Por indicação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) ele foi inserido no  “Livro do Mérito” – onde são inscritos os nomes dos profissionais falecidos que prestaram relevantes serviços à sociedade.

A placa da homenagem foi entregue pelo presidente do Crea-SE, Arício Resende ao IMG_4095filho do homenageado, o também engenheiro agrônomo Emmanuel Franco Filho. “Agradeço a todos pela homenagem ao meu pai. Estou emocionado pela iniciativa do Crea-SE em indicar o nome do meu pai para o Livro do Mérito. É uma homenagem merecida e , sem dúvida, um grande e importante reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por ele ao longo da sua vida. Muito obrigado”, agradeceu Emmanuel.

“ Estamos aqui prestando uma homenagem a um profissional dedicado e que muito fez nas áreas em que atuou. Um grande estudioso e pesquisador que deixou um rico legado de conhecimento e experiências em favor do desenvolvimento tecnológico nacional, ressalta Arício Resende ao frisar que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe é só orgulho ao indicar essa merecida homenagem a Emmanul Franco.

11951205_988896761161527_289143432849954463_nDo município de Laranjeiras, Emmanuel foi pesquisador, professor e defensor sanitário. O posto de defesa sanitária de São Luís foi fundado por ele. Internacionalmente, Emmanuel Franco é reconhecido por sua pesquisa cujo resultado erradicou uma doença – nematoide – dos coqueiros. “Não fosse isso, o Nordeste não teria coqueiro! A doença estava muito avançada e o que ele fez foi injetar arsenito de sódio no tronco”, explica Emmanuel Filho, ao ressaltar que essa pesquisa foi realizada enquanto o pai trabalhava no Ministério da Agricultura.

Outro trabalho que lhe rendeu prêmio internacional foram seus estudos – com resultados práticos – sobre controle de bactérias em bananeiras no Nordeste. Na cerimônia, 12 homenageados vivos receberam a Medalha do Mérito, uma placa alusiva e um diploma. Os 12 homenageados in memoriam tiveram seus nomes inscritos no Livro do Mérito, cujos registros ficam nos arquivos e na biblioteca do Confea. A placa da homenagem é conferida aos homenageados e aos familiares.