Crea-SE fortalece engajamento pela água no XVI Encontro de Recursos Hídricos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) participa e apoia ativamente o XVI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (Enrehse), realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e demais parceiros.A  abertura oficial das atividades técnico-científicas ocorreu nesta quarta-feira e segue esta sexta-feira (22), data em que se celebra o Dia Mundial da Água.

O presidente do Crea-SE, engenheiro Dilson Luiz destacou a importância de discutir e alinhar ações para a preservação dos recursos hídricos. Ele ressaltou que o Crea-SE sempre estará à disposição para apoiar eventos relevantes como o Enrehse, que visa divulgar a gestão dos recursos hídricos em Sergipe, dar visibilidade a ações de cooperação e mobilização para o uso sustentável da água e envolver a sociedade nas discussões sobre o desafio de garantir água em quantidade e qualidade para todos.

Presidente do Crea-SE, Dilson Luiz e Ailton Rocha, diretor de Recursos Hídricos da Semac.

Com o tema ‘A água nos une, o clima nos move’, o Enrehse proporciona um espaço de reflexão, troca de experiências e aprendizado, conforme destacou Ailton Rocha, diretor de Recursos Hídricos da Semac. Ele ressaltou a importância da água como elemento essencial à vida e alertou sobre a necessidade de cuidado para garantir sua disponibilidade para as futuras gerações.

Professor Carlos Alexandre Garcia

O professor Carlos Alexandre Garcia, responsável pela Comissão Técnico-Científica do evento, enfatizou a relevância das discussões trazidas pelo Enrehse, especialmente no contexto das mudanças climáticas e da escassez hídrica. Ele destacou a importância de discutir regionalmente e localmente essas questões e elogiou a participação ativa da academia e do pessoal técnico do Estado nesse processo.

No XVI Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (Enrehse), as palestras foram um destaque importante, trazendo especialistas para abordar temas relevantes sobre a gestão dos recursos hídricos. Pela manhã, a palestra magna foi conduzida por Giordano Bruno Bomte Carvalho, especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que discutiu a ‘Gestão e aplicação da cobrança pelo uso do recursos hídricos’. Segundo Carvalho, a cobrança pelo uso da água, prevista na legislação nacional de recursos hídricos, é um instrumento crucial para garantir o acesso à água em quantidade e qualidade para as futuras gerações.

No período da tarde, a professora Josiclêda Domiciano Galvíncio, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apresentou a palestra ‘Modelagem hidrológica na bacia do São Francisco’, trazendo insights sobre a modelagem dos recursos hídricos nessa importante bacia hidrográfica.

Além das palestras, o dia também foi marcado pela apresentação de trabalhos técnicos, proporcionando uma troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. A programação continua nesta quinta-feira, 21, com mais quatro palestras, divididas entre os turnos da manhã e tarde, seguidas pela apresentação de trabalhos e pelo lançamento do livro ‘Sergipe: a água nossa de cada dia’.

O encerramento da programação ocorre nesta sexta-feira, com uma premiação que reconhecerá os trabalhos e contribuições mais destacados apresentados durante o evento.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.