Crea-SE fortalece diálogo em reunião-almoço com gestores públicos e empresários da construção civil

Em um cenário crucial de diálogo entre representantes da construção civil, empresários do setor e membros dos governos estadual e municipal de Aracaju, o vice-presidente do Crea-SE, o engenheiro mecânico Carlos Antônio de Magalhães, participou da reunião-almoço promovida pela Associação Sergipana de Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) nesta quarta-feira, 24. O encontro focou-se no panorama da construção civil, abordando os investimentos em obras estruturantes realizados pela administração estadual em Sergipe, bem como projetos futuros que moldarão o desenvolvimento no estado.

Vice-presidente do Crea-SE, Carlos Antônio de Magalhães

“A presença e a atuação proativa do Crea-SE não apenas fortalecem o diálogo construtivo entre os diversos stakeholders, mas também garantem a vigilância técnica necessária para o sucesso e a sustentabilidade de projetos fundamentais para o progresso do nosso estado”, afirmou Carlos Antônio de Magalhães. Na ocasião, o dirigente entregou pessoalmente ao governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, um convite do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e Crea-SE para atuarem como painelistas no Fórum de Políticas Públicas, agendado para 21 de fevereiro, como parte do 13º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea/Mútua, cuja programação ocorrerá de 20 a 22 de fevereiro, em Brasília.

Governador, Fábio Mitidieri(esq.); Prefeito Edvaldo Nogueira(meio) e vice-presidente do Crea-SE, Carlos Antônio de Magalhães.

Na apresentação, o governador Fábio Mitidieri delineou um cenário promissor de investimentos no estado, destacando obras que ultrapassam R$ 400 milhões. Setores como infraestrutura urbana, educação, turismo e cultura foram contemplados, incluindo projetos como a reforma do Parque dos Cajueiros, a revitalização da Orla Sul, o caminho de Santa Dulce dos Pobres e a restauração do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

Mitidieri compartilhou detalhes do projeto de construção da ponte entre os bairros Inácio Barbosa e Coroa do Meio, com investimentos projetados em R$ 300 milhões, cuja licitação está programada para 2 de fevereiro. Também apresentou a visão estratégica da nova ponte ligando a capital à Barra dos Coqueiros, com estudos de viabilidade técnica e ambiental estimando um investimento de R$ 13 milhões.

O governador informou sobre o andamento do projeto da ponte que ligará Aracaju à Barra dos Coqueiros, destacando a inscrição de quatro consórcios nacionais para a execução do projeto de estudo de viabilidade. Com um vencedor definido, o estado aguarda o período recursal até sexta-feira, 26, para declarar o vencedor dessa fase, antecedendo a licitação da obra prevista para final de 2025, início de 2026.

O vice-presidente do Crea-SE enfatizou que os investimentos em obras transcendem tijolos e concreto, representando a materialização de projetos que impulsionam a engenharia e geram empregos, renda e desenvolvimento para a sociedade. “A garantia da execução desses projetos não é apenas a construção de estruturas físicas, mas também a promoção de avanços significativos na capacidade técnica e na expertise da engenharia sergipana”, avaliou.

O presidente da Aseopp, Luciano Barreto, anfitrião do evento, expressou agradecimento ao governador pelo comprometimento com o desenvolvimento. “O senhor, governador, tem realizado um trabalho que honra a todos nós. Sergipe está muito feliz com o seu governo e com o trabalho que tem sido realizado na sua gestão”, afirmou. Barreto ressaltou a importância dos investimentos para o setor da construção civil, destacando a necessidade de uma base técnica sólida para todos os concorrentes.

Texto: Iris Valéria de Azevedo