Crea-SE e Adema fortalecem diálogo sobre regulamentação das atividades de engenharia

Com o objetivo de estreitar o diálogo e retomar as tratativas para alinhar ações conjuntas, o presidente do Crea-SE Jorge Roberto Silveira se reuniu com a diretora-presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Deborah Cristina Dias. Entre os principais assuntos em pauta, o cadastramento do órgão ambiental e o registro dos engenheiros no Conselho. Outro ponto discutido foi a atuação de profissionais em atividades que estão fora de suas atribuições.

“O registro dos engenheiros do órgão no Crea é fundamental para que possam ter um acervo técnico, que consiste na comprovação formal das atividades realizadas pelos profissionais ao longo de sua carreira, incluindo projetos, estudos, laudos, pareceres e outras atividades técnicas”. É o que ressalta o presidente Jorge Silveira ao destacar que o cadastro da Adema no Crea permite que os engenheiros de seu quadro comprovem sua formação e capacitação técnica, o que é essencial para garantir a qualidade e a segurança dos serviços prestados à sociedade.

Jorge Roberto Silveira- Presidente do Crea-SE

A reunião também contou com a participação da presidente da Associação Sergipana de Engenharia Sanitarista e Ambiental (ASESA), Vitória Caroline Souza e do presidente da Associação Profissional dos Geólogos no Estado de Sergipe (AGESE), Danilo Monteiro que reforçaram a preocupação em relação a  atuação de profissionais da Adema em atividades que estão fora de suas atribuições.

Presidente da Associação Sergipana de Engenharia Sanitarista e Ambiental (ASESA), Vitória Caroline Souza

 “É importante que os profissionais atuem apenas nas áreas em que estão devidamente habilitados e com competência técnica comprovada. Isso porque as atividades de engenharia requerem conhecimentos específicos e uma formação acadêmica adequada, que garantem a segurança e a qualidade dos serviços prestados”, afirmam.

Floro Júnior, gerente técnico do Crea-SE (esq.) e presidente da Associação Profissional dos Geólogos no Estado de Sergipe (AGESE), Danilo Monteiro

O gerente técnico do Crea-SE, Floro Júnior falou sobre a retomada das tratativas para a formalização do Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, como forma de avançar nas ações integradas. A diretora-presidente da Adema, Débora Cristina Dias reconhece a situação colocada pelo Crea-SE e se comprometeu em alinhar medidas na busca de soluções conjuntas para as principais questões que pautaram a reunião.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.