Crea-SE contribui para tomada de decisões importantes em reunião do Colégio de Presidentes

Ao lado de lideranças do Sistema Confea/Crea/Mútua, o presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira participa, em Recife, da 2ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes. “É um espaço para discussão e definição de importantes questões relacionadas à área técnica. Com isso, o evento contribui para o fortalecimento do Sistema e para a garantia da qualidade e da excelência dos serviços prestados pelos profissionais da área”, avalia o presidente.

Presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira

No primeiro dia de atividades diversos temas foram colocados em pauta como, as eleições gerais do Sistema que acontece no dia 17 de novembro deste ano, à Nova Lei de Licitações e a 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) que será realizada no próximo mês de agosto.

A reunião foi aberta com a presença do prefeito de Recife, eng. civ. João Campos (PSB) que manifestou sua alegria em receber as lideranças do Sistema. “É muito bom falar para um quórum tão qualificado. Também escolhi como área de atuação e formação essa área. Para mim, é muito importante a formação como engenheiro civil porque, ao ser prefeito, cuidamos do nosso território, o que bate diretamente na porta da Engenharia. Tive uma agenda sobre uma passarela de pedestre que irá englobar uma biblioteca, uma área de formação digital. Todos os dias precisamos tomar decisões em que cabe à engenharia apontar novos caminhos”, disse ele.

No CP, o vice-presidente do Confea eng. eletric. Evânio Nicoleit representou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. Em sua fala saudou a projeção de Recife e do Estado de Pernambuco, bem como de sua cultura. Em seus informes, Evânio Nicoleit apresentou o cenário de eleições gerais neste ano. “Pela primeira vez, teremos eleições gerais no formato online. Temos comissão eleitoral construída sob a coordenação do conselheiro Daltro Pereira. Foi aprovado que durante a reunião do CP em Campina Grande haverá um dia para ser feita uma apresentação aos presidentes sobre o processo eleitoral. Aumentaremos em um dia a reunião para que possamos tirar as dúvidas de todos em um seminário”, informou o coordenador do Colégio de Presidentes, na continuidade dos trabalhos.

A aprovação da resolução 1.137, substituindo a 1025/2009, sobre a adequação à Nova Lei de Licitações também foi enumerada. “O assunto foi debatido na última reunião de 2022 pelo Colégio de Presidentes, considerando a necessidade de um debate maior sobre essa lei. Foi tramitado ordinariamente com consulta pública e análise dos órgãos internos do Confea. A resolução foi colocada em vigência ainda antes de 1º de abril, mas houve a prorrogação por mais um ano da 8.666, na véspera da extinção prevista de sua vigência. Agora, estamos adequados um ano antes. Qualquer empresa pode emitir a Certidão de Acervo Operacional – CAO. Não ficamos no limbo ou reféns de outros conselhos profissionais”, disse, ressaltando também a aprovação de novos repasses do Programa de Desenvolvimento Sustentável (Prodesu).

A 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) também foi citada, ao lado do Congresso Técnico-Científico (Contec), cujo calendário já está aberto com inscrições até 30 de junho. “Informamos também que se encontra aberto o website para que todos os interessados possam fazer sua inscrição, lembrando que há exigência da inscrição para que seja emitido o Sispadi e a gente evite atropelos de última hora”.

O presidente do Crea-PE, o engenheiro civil Adriano Lucena destacou a alegria de receber os presidentes dos Creas. “O Crea-PE tem o prazer de dizer a todos vocês que teremos um Sistema forte. Temos um debate com a prefeitura de Recife em torno de projetos. A Engenharia, a Agronomia e as Geociências promovem o bem-estar para a sociedade. Temos debatido para fazer na antiga escola de Engenharia de Pernambuco, a quarta escola de engenharia do país, um memorial da Engenharia, para que a gente possa aquecer o Centro de Recife e que o Crea esteja de mãos dadas com a sociedade”, disse ele.

O diretor de Benefícios da Mútua, o engenheiro civil Carlos Eduardo Vilhena comentou a atuação da entidade como braço assistencial do Sistema. “Estar aqui é a oportunidade de ouvir nossos colegas presidentes e trocar experiências para que possamos valorizar nossos profissionais. O desenvolvimento sustentável e a preservação de direitos da sociedade passam pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Cabe a esse braço social do Sistema auxiliar o profissional na sua construção”, disse.