Ação para regularização de imóveis e regionalização pela igualdade de gênero pautam Sessão do Crea-SE

CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS FOTOS DA SESSÃO

Além de relatos, análise e julgamento de processos, a Sessão Plenária do Crea-SE realizada nesta segunda-feira foi marcada por importantes ações que reforçam a responsabilidade social do Conselho. Ao lado do subdefensor geral da Defensoria Pública de Sergipe Jesus Jairo Lacerda e da subcorregedora Andreza Tavares Almeida, o presidente do Crea, Jorge Roberto Silveira formalizou o Termo de Cooperação Técnica entre o Conselho e a Defensoria.

A parceria tem como objetivo ajudar famílias carentes a legalizar a situação de seus imóveis na capital e no interior do estado. “Para contribuir com esse projeto social, o Crea-SE vai aplicar um valor mínimo para os custos da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento obrigatório para que o engenheiro elabore laudos, vistorias, projeto, execução e outras atividades técnicas, necessárias para a regularização do imóvel”, explica Jorge Silveira.

Equidade de gênero

Isabella Lima- Coord. Programa Mulher do Crea-SE

A importância da regionalização na luta pela igualdade de gênero na engenharia também foi assunto em pauta na Sessão Plenária.  O tema foi abordado pela coordenadora do Programa Mulher do Crea-SE, Isabella Lima Veiga que apresentou aos conselheiros as atividades realizadas pelo Programa no mês de março e anunciou novidades. “O Nordeste é a segunda região do Brasil, a primeira foi a Norte, a criar o Grupo de Trabalho Crea Mulher, o qual fui eleita coordenadora”, disse Isabela.

De acordo com Isabella, a luta pela igualdade de gênero e o combate ao machismo no campo da engenharia são pautas cada vez mais urgentes e necessárias. “É preciso entender que essas questões podem se apresentar de formas diferentes em cada região do país. Por isso, a importância de regionalizar temas e demandas em defesa da mulher na engenharia”, explica ela.

ASESA

Caroline Souza, conselheira e presidente da ASESA.

Outro ponto alto da Sessão Plenária desta segunda-feira foi a aprovação da segunda etapa do processo de reconhecimento da Associação Sergipana de Engenharia Sanitarista e Ambiental (ASESA) como entidade vinculada ao Sistema Confea/Crea. Nessa fase, os conselheiros analisaram e aprovaram a representatividade e a legitimidade da Associação com base em diversos critérios, como a quantidade de associados, a área de atuação da entidade, sua história e sua relevância para a categoria. Agora, o processo segue para avaliação do Confea.

“É uma grande conquista. Tendo o reconhecimento por parte dos conselheiros federais vamos ter a possibilidade de intensificar nossa atuação como intermediária entre o Conselho e os profissionais da área, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas voltadas para a engenharia. Dessa forma, a entidade terá uma participação mais efetiva na definição das diretrizes do setor, contribuindo para o desenvolvimento da profissão e para a melhoria dos serviços prestados pelos engenheiros”, comemora Vitória Caroline Souza, conselheira e presidente da ASESA.

Crea-SE em ação

Jorge Roberto Silveira, presidente do Crea-SE

No decorrer da Sessão, o presidente destacou o plano de atividades previsto para os dois próximos meses, com destaque para a realização de importantes eventos. “Vamos promover a Semana Sergipana de Ética; o Encontro Regional no Alto Sertão de Sergipe; o Encontro Regional de Fiscalização; o Fórum de Instituições de Ensino e o Fórum de Empresas. Será uma jornada de muito conteúdo, aprendizado e troca de experiência profissional”, reforça o presidente.

Sérgio Maurício, Conselheiro Federal

A Sessão também contou com a presença do conselheiro federal, Sérgio Maurício Mendonça que fez um breve relato das atividades que vem desenvolvendo junto ao Confea em defesa das demandas apresentadas pelo Crea-SE. “Atuamos em defesa do regional, mas também trabalhamos para fomentar o diálogo e a troca de experiências entre os Creas de todo o país, fortalecendo a área e construindo soluções coletivas para os desafios enfrentados”, disse ele.

Ronald Donald, Diretor Geral da Mútua-SE

Já o diretor geral da Mútua-SE, Ronald Vieira Donald apresentou aos conselheiros e presentes um panorama do desempenho da Caixa de Assistência aos Profissionais dos Creas pontuando o crescimento no número de associados e o leque de benefícios disponibilizados em diversas vertentes.