Crea –SE defende cultura de prevenção a acidentes no I Fórum de Segurança do Trabalho

inc_thumb3-2Exatos 704.136 pessoas sofreram acidentes de trabalho em 2014 no Brasil. Desse total, 3.138 foram registrados em Sergipe com 19 mortes, sendo nove na capital sergipana. Os dados que fazem parte do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho foram apresentados no I Fórum de Segurança do Trabalho realizado pela Faculdade Pio Décimo, promovido pelo Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho. O evento, aberto oficialmente, na quinta-feira (21/3) contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) que defendeu a construção de uma cultura de prevenção.

Arício Resende, presidente do Crea-SE e o diretor geral da Pio Décimo, professor José Sebastião
Arício Resende, presidente do Crea-SE e o diretor geral da Pio Décimo, professor José Sebastião

“A cultura faz parte do processo civilizatório, e a prevenção significa ver antes o que está por vir. Na prevenção, podemos identificar a probabilidade de uma ocorrência e intervir antes que ela ocorra”, explica Arício Resende ao acrescentar que reconhecer os riscos é uma tarefa que exige observação cuidadosa das condições ambientais e caracterização das atividades. A adoção das medidas de controle, também se torna necessária para a etapa da prevenção.

Nesse contexto, a professora Sandra Patrícia Bezerra Rocha coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho da Pio Décimo destacou a importante atuação do tecnólogo em acidente de trabalho. “Trata-se de um profissional apto a planejar, desenvolver, implantar, gerenciar e controlar os sistemas relacionados à segurança do trabalho numa empresa. Nesse âmbito analisa os métodos, processos e condições de trabalho, visando prevenir acidentes no ambiente laborativo e diminuir os riscos à saúde e a integridade física dos trabalhadores”, disse ela.

Para Sandra Patrícia o Fórum foi de fundamental importância para mostrar a importância do profissional no mercado de trabalho, e, principalmente para disseminar a necessidade da cultura da prevenção de acidentes. A

Professora Sandra Patrícia
Professora Sandra Patrícia

programação do I Fórum de Segurança do Trabalho foi aberta pelo diretor geral da Pio Décimo, professor José Sebastião dos Santos. Além de palestras, a programação também foi marcada por exposição que trouxe as novidades de equipamentos de segurança. O evento, encerrado sexta-feira reuniu, durante três dias, a direção da Pio Décimo, acadêmicos da capital e do interior do Estado, além de especialistas da área.

 

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.