Parceria entre Crea-SE e IBAPE qualifica profissionais em ‘avaliação de imóveis urbanos’

Ana de Biazzi; Arício Resende e Ana Castorina
Ana de Biazzi; Arício Resende e Ana Castorina

“A qualificação profissional nos dias atuais é um diferencial fundamental no momento de buscar e se candidatar a uma oportunidade de trabalho, e quando falamos em qualificação, falamos em conhecimento. Portanto, cursos de aperfeiçoamento e de qualificação hoje são imprescindíveis para quem almeja sucesso profissional”.  Com essas palavras o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), engenheiro agrônomo Arício Resende deu boas vindas aos participantes do curso de ‘Avaliações de imóveis urbanos avançado I com elementos de base para certificação’ , cuja programação foi aberta na tarde desta quinta-feira (23/3) no Hotel Jatobá, na Orla da Atalaia.

O curso promovido pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia regional Sergipe (IBAPE-SE) com o apoio do Crea-SE  dscn0765trouxe para debate e conhecimento, procedimentos exigidos e recomendados pelas Normas da ABTN NRB 14653. Também destacou a pesquisa de mercado e método comparativo direto na avaliação de imóveis urbanos utilizando tratamento científico, além de modelos de regressão linear. Os temas foram ministrados pela mestre em engenharia civil e urbana, Ana Maria de Biazzi Dias Oliveira.

dscn0773A presidente do IBAPE-SE, engenheira civil, Ana Castorina falou sobre a importância do curso para os profissionais da Engenharia, uma área em constante evolução. “Além de atualizar o profissional da área de avaliação de imóveis urbanos, o curso também capacita os engenheiros para a prova de Certificação Profissional em Engenharia de Avaliação, a ser realizada em 22 de agosto durante o Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias que ocorrerá  na cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná”, reforça ao acrescentar que o exame tem por objetivo conceder aos profissionais registrados nos Creas a certificação técnica da área.

vice-presidente do IBAPE, o engenheiro agrícola Germano Marques
vice-presidente do IBAPE, o engenheiro agrícola Germano Marques

O vice-presidente do IBAPE, o engenheiro agrícola Germano Marques de Azevedo ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Instituto em defesa da qualificação e capacitação dos profissionais. “Há uma preocupação e uma prioridade em oportunizar aos profissionais novos conhecimentos e isso é feito, por meio da realização de cursos, palestras e seminários com a participação de especialistas renomados em suas áreas, a exemplo de Ana Maria de Biazzi”, disse Germano.

O diretor técnico do IBAPE, o engenheiro civil José Moura Santos também pontuou a atuação do IBAPE, especialmente na preocupação em preparar o profissional para o Exame de Certificação. “A

diretor cultural do IBAPE, o engenheiro civil José Moura
diretor técnico do IBAPE, o engenheiro civil José Moura

Certificação é cada vez mais exigida pelas empresas na Europa e nos EUA. Esta exigência é para a contratação de um profissional ou para especificar a titulação requerida por uma pessoa para exercer determinada função ou elaborar serviço. É uma conquista para aumento da competitividade”, ressalta o diretor.

Apoio

“O Crea-SE se coloca  à disposição do IBAPE no apoio a ações e projetos que concorrem para a atualização teórica e prática dos profissionais. É uma parceria  positiva para ambas as partes. Contribuir para a qualificação dos profissionais é salutar para o Sistema e também a sociedade que tem a garantia da qualidade dos serviços prestados por engenheiros especializados em suas respectivas áreas”, disse Arício Resende.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.