Atuação do Crea-SE em defesa da preservação ambiental é destacada no X ENREHSE

c6d444141a6ed02bde57c546bce0da14Na manhã desta quarta-feira, 22, em que se comemora o Dia Mundial da Água, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Arício Resende, participou da abertura do  X Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe (Enrehse). O evento, promovido Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) acontece até a próxima sexta-feira, 24, no auditório da Codise, em Aracaju.

Para o superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe, AiltonRocha, o Encontro objetiva, entre outras coisas, aproximar o conhecimento técnico-científico da gestão de recursos hídricos. “O evento se inicia com uma palestra magna, sobre as secas no Brasil, e se estende até sexta-feira à tarde. E o tema deste ano, ‘Águas Residuais’ foi estabelecido pela ONU para

sup. de Recursos Hídricos de Sergipe, Ailton Rocha
sup. de Recursos Hídricos de Sergipe, Ailton Rocha

servir como tema central da Campanha Mundial das Águas de 2017”, explicou, ao completar que 62 trabalhos serão apresentados, sendo que 22 serão selecionados para publicação na Revista Científica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e os três melhores serão premiados com tablets. “Serão três dias de intensos trabalhos e aprimoramento da gestão de recursos hídricos”.

O superintendente também destacou a parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). “A atuação do  Crea-SE em defesa da preservação do meio-ambiente é de fundamental relevância. Temos uma parceria que consolida-se a cada dia e a cada nova ação, A presença do Conselho neste evento  fortalece os laços institucionais,  necessários para boa gestão dos recursos hídricos”, disse.

Pres. do Crea-SE, Arício Resende
Pres. do Crea-SE, Arício Resende

Para o presidente do Crea-SE, Arício Resende, diante da importância que a água tem para a vida na terra, encontros como esse são extremamente necessários, para que se trabalhe na perspectiva do melhor aproveitamento dos recursos naturais ainda existentes,6aa628d881919c012b84aa6f8ae51905 principalmente,  quando se trata da atual situação que o mundo enfrenta. “O objetivo desse dia é promover conscientização sobre a relevância da água para a nossa sobrevivência e de outros seres vivos. Além disso, a data é um momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando poluição e a contaminação”, alerta o presidente do Conselho.

Com o tema “Água Residual”, o Encontro reúne profissionais e estudantes de várias áreas do conhecimento relacionadas ao estudo da água, dando oportunidade de apresentar as mais recentes experiências na forma de trabalhos técnicos, minicursos e palestras, fomentando o conhecimento para a gestão dos recursos hídricos, além de envolver a sociedade nas discussões sobre o crescente desafio de garantir água em quantidade e qualidade para todos.

Na ocasião, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Olivier Chagas, que representou o governador Jackson Barreto, disse que o Encontro já entrou para o calendário nordestino e, inclusive, nacional em

Secretário da Semarh, Olivier Chagas
Secretário da Semarh, Olivier Chagas

comemoração à semana da água. “O evento já está consolidado e com reconhecimento nacional, porque aborda a questão da gestão dos recursos hídricos. Estamos realizando o Encontro numa data bem apropriada, no dia internacionalmente dedicado à água, líquido fundamental para a vida. O Nordeste passa por uma crise hídrica, instalada há anos, e pretendemos discutir mecanismos de atenuar os seus efeitos. E esse evento traz profissionais gabaritados a falar sobre essa questão, dando oportunidade para que estudantes e professores mostrem seus trabalhos”, destacou Olivier.

Palestra

Dentro da programação de abertura do X Enrehse, aconteceu palestra ministrada por Antônio Rocha Magalhães, consultor do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) de Brasília. Ele discorreu sobre o tema: “Secas no Brasil: Política e Gestão Proativa”, título de seu livro publicado recentemente e que analisa os recentes esforços realizados pelo Brasil para mover o país em direção a uma gestão proativa das secas, ao invés de apenas administrar crises.

“Creio que Sergipe ó único entre os estados do Nordeste e um dos poucos do Brasil que reúne pesquisadores anualmente para discutir e disseminar conhecimento sobre a importância da gestão da água. Gostaria de elogiar esse esforço feito pelo secretário Olivier Chagas e Ailton Rocha. Creio que a gestão de recursos hídricos está no centro da questão das secas nos nosso semiárido. Temos uma tradição no Brasil de lidar com as secas, mas estamos, nesse momento, procurando formas efetivas e o que nós achamos até hoje, em termos de tratamento com a água, são ações reativas, ou seja, as ações são sempre provocadas em eventos de seca extrema. E nós estamos propondo uma maneira mais proativa, voltada para a redução do risco que as secas causam”, discorreu Magalhães.

Segundo ele, as secas estão presentes em todas as regiões, de norte a sul e de leste a oeste, afetando a produção agrícola e o abastecimento de água. “No entanto, é no Nordeste que elas se manifestam com maior frequência e intensidade”, ressalta Magalhães.

O coordenador-geral do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), Antonio Divino Moura, também marcou presença. Ele, que ministrará palestra sobre “Clima e Sociedade: O Homem, a Terra e a Luta” nesta quinta-feira, 23, disse que participar do Encontro é uma realização pessoal. “Fiquei agradecido pelo convite e tenho certeza de que os trabalhos darão bons frutos”.

Aprovação

O professor Carlos Alexandre, chefe do departamento de Química e Mestrado em Recursos Hídricos da UFS, aprovou o Encontro. “Considero esse evento de extrema importância. Trouxe os meus alunos do mestrado e de iniciação científica que trabalham com a qualidade da água. É uma grande oportunidade para os estudantes prestigiarem as palestras e apresentarem seus trabalhos”, elogiou.

O estudante de pós-graduação em recursos hídricos da UFS, Igor Leonardo Nascimento, também enalteceu o X Enrehse. “É como se fosse uma extensão da universidade, com profissionais altamente gabaritados. Acho plausível a realização desse evento, porque é um aprendizado constante”, colocou.

Dia Mundial da Água

Celebrado mundialmente desde 22 de março de 1993, o Dia Mundial da Água foi recomendado pela ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a conhecida Eco-92. Desde então, as celebrações acontecem em todo o mundo a partir de um tema anual definido pela ONU, que este ano tem como tema central Água e Empregos.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.