Concurso de Pontes de Palitos de Picolé testa criatividade dos estudantes

468a334b-eb37-4f8b-8c60-828181166babCom o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), o “ CreaJr promoveu o I Concurso de Pontes com a participação de estudantes dos cursos abrangidos pelo sistema Confea/Crea. O concurso, realizado durante dois dias no Clube de Engenharia de Sergipe,  teve como intuito a construção e o teste de carga em pontes treliçadas, utilizando palitos de picolé e cola.

Os participantes aplicaram conhecimentos básicos de mecânica e resistência dos materiais para resolver problemas de Engenharia. Também projetaram sistemas estruturais simples, colocando em prática o que é estudado e abordado dentro das salas de aula e estimulando a criatividade e aceitação de novos desafios explorando trabalho em equipe e competitividade.

5ad491de-aab0-4b37-b166-8652675530d9d8e9cda4-2303-4f56-b0f1-d24ecb23a88cA presidente do Crea-Jr-SE, Patrícia Campos, disse que o evento surgiu com a proposta de aproximar os estudantes da realidade de trabalho, além de promover o melhoramento do currículo profissional. “Aqui, cada dupla pode vivenciar, claro que em proporções menores, a execução de um projeto, com todos os desafios que lhe é pertinente. Algumas duplas desistiram durante o andamento do trabalho por conta da dificuldade, e no mercado profissional não será diferente. Iremos encontrar dificuldades, mas se já começamos a lidar com elas ainda na academia, sem dúvida, teremos resultado bem mais positivos no futuro”, afirmou.

Para o presidente do Crea-SE, Arício Resende Silva a iniciativa é uma oportunidade para os acadêmicos terem dbe82c8a-2d00-41b3-afff-d185b7c3b509uma ideia de  como será a vida profissional, principalmente o relacionamento entre as áreas e postura de trabalho adotada.  ‘A atividade é desafiadora e contribui para a formação de alto nível, já que possibilita ao aluno aplicar conteúdos fundamentais à carreira, como desenvolvimento da capacidade projetual e de execução, teste de resistência dos materiais, otimização dos materiais, análise de estrutura, entre outras funções” disse.

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-SE, Ronald Donald, prestigiou o evento e elogiou a iniciativa. “Esta é uma ideia que deve prosperar, pois tem um potencial enorme, de aproximação dos estudantes com a realidade de trabalho. Pleitearei junto ao Confea e ao Governo do Estado de Sergipe o apoio ao fortalecimento das próximas edições. Temos uma carência no Estado de projetistas de pontes, acredito que daqui possam surgir novos profissionais da área”, destacou parabenizando o Crea-Jr-SE pela iniciativa.

Uma das duplas foi composta pelos estudantes do curso de engenharia civil do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Caroline de Carvalho e Wilson Ramos. Para eles, o evento foi uma ótima oportunidade de conhecer novas ideias e pôr em prática o que aprenderam em sala de aula.