Colégio de Presidentes: Crea-SE contribui com propostas e discussões estratégicas para a engenharia

Encerrou nesta sexta-feira (2), a 3ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea/Mútua, realizada em Campina Grande (PB). Durante o encontro, foram discutidos diversos temas relevantes, incluindo as eleições gerais do Sistema, agendadas para o dia 17 de novembro deste ano. Outro assunto em destaque foi o lançamento da Frente Parlamentar das Profissões do Sistema, marcada para o próximo dia 21 de junho.

O presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira  destacou a relevância da Frente Parlamentar, ao afirmar que a iniciativa vai  fortalecer a voz e a influência das engenharias, agronomia e geociências no cenário político nacional. “É importante estabelecer uma interlocução efetiva com o Poder Legislativo, a fim de garantir a defesa dos interesses e demandas dessas áreas tão essenciais para o desenvolvimento do país’, avalia Jorge Silveira”.

Presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira

O presidente do Confea, Joel Krüger destacou o ineditismo da ação.   ‘É a primeira vez que o Plenário do Confea será sede do lançamento de uma Frente Parlamentar, sendo que essa tem todo um simbolismo, pois é a primeira vez que haverá uma Frente Parlamentar Mista das Profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua.”, constatou Krüger. Segundo a Assessoria Parlamentar do Confea, 218 deputados e 22 senadores assinaram o requerimento para criação da Frente, proposto pela deputada federal Marussa Boldrin (MDB/GO).

Outra atividade destacada foi à sessão solene na Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia Internacional da Mulher na Engenharia, agendada para o próximo dia 22 de junho. Para o presidente Jorge Silveira, a sessão não apenas reconhece as realizações das mulheres na engenharia, mas também serve como um chamado à ação para promover a igualdade de gênero e eliminar as barreiras enfrentadas pelas profissionais. ”A diversidade de gênero traz perspectivas únicas e enriquece o setor, promovendo a inovação e o progresso”, defende o presidente do Crea-SE.

Presidente do Confea, Joel krüger

A pauta do CP também trouxe para discussão e análise, a operacionalização da Resolução nº 1.137/2023, aprovada em março deste ano. Essa Resolução trata da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e dos Acervos Técnico-Profissional e Profissional, estabelecendo diretrizes e procedimentos relacionados a esses aspectos fundamentais para os profissionais do Sistema Confea/Crea/Mútua.

Para o presidente Jorge Silveira, os três dias de reunião foram produtivos em conteúdo e decisões. Ele destacou a importância de manter um diálogo constante e aberto com as lideranças do Sistema, a fim de trocar experiências, compartilhar boas práticas e buscar soluções conjuntas para as demandas da área.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.