Carteira Profissional Digital está disponível gratuitamente para os profissionais do Crea-SE

Lançamento da Carteira Profissional Digital do Crea-SE.

A carteira profissional em versão digital é o mais novo produto disponibilizado gratuitamente pelo Crea-SE aos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. Lançado na última segunda-feira, o documento de identificação oficial válido em todo território nacional foi desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). A novidade traz inicialmente como benefícios, a agilidade na solicitação do documento, custo zero para os profissionais, e maior economia para o Conselho.

Para solicitar, gratuitamente, a versão virtual, é preciso estar com o registro ativo, a anuidade em dia e ter pagado a última anuidade no Crea-SE.     VEJA AQUI O PASSO A PASSO E BAIXE SUA CARTEIRA DIGITAL

O presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira ressalta que a novidade é fruto dos investimentos que vêm sendo realizados no processo de modernização e inovação no atendimento aos profissionais. Ele destaca a importância do novo produto e pontua os benefícios agregados a versão eletrônica da carteira profissional.

VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO CREA-SE

“Atualmente, o profissional precisa desembolsar R$ 54 para obter a carteira física. Para adquirir a versão digital não pagará nada. É gratuita. Os custos serão absolvidos pelo Crea. O Conselho também terá uma expressiva economia, mediante a redução de envio de AR (Aviso de Recebimento) pelos Correios. A carteira tem tecnologia  ProID, o que permite um canal de comunicação direto entre o Crea e seus profissionais registrados. Por meio do aplicativo, o Conselho  pode enviar notificações e mensagens individualizadas, ou em massa. Diminui, também, a burocracia na hora da renovação ou atualização cadastral dos profissionais, facilitando a gestão dos dados”, afirma Silveira.

Gestor de produto do Serpro, Wellington Adriano Menezes.

Um dos mais importantes diferenciais da Carteira Profissional Digital é a segurança. “O ProID possui tecnologia exclusiva de códigos bidimensionais criptografados – QR Code Vio – já utilizada pelo Serpro em outras soluções digitais do governo, como a Carteira Digital de Trânsito (CDT). O QR Code VIO usa um algoritmo de alta segurança para armazenar e codificar as informações do titular da carteira, inclusive sua fotografia. Como cada documento gerado tem um código único e inviolável, fica garantida a sua autenticidade e fé pública em todo o território nacional”, explica o gestor de produto do Serpro, Wellington Adriano Menezes.

Gerente do Dep. de Gestão Estratégica de Inovações, Ricardo Campos.

“Além da inovadora tecnologia de QR Code Vio, o ProID conta ainda com mecanismos de segurança adicionais, como o reconhecimento facial para validar a vinculação e geração da carteira; número de registro e código de acesso secreto definido pelo órgão; e senha pessoal do usuário, que garante a privacidade no acesso”, reforça o gerente do Departamento de Gestão estratégica de Inovações, Ricardo Campos.

Analista do Dep. de Negócios do Governo Federal, José de Moura

Já o analista do Departamento de Negócios do Governo Federal, José de Moura Filho colocou o Serpro a disposição do Conselho para o bom fluxo do atual processo de transformação digital, como também as discussões sobre os novos convênios propostos pelo Crea-SE no que se refere a Assinatura Digital e Certificação Digital, produtos que serão disponibilizados em breve para os profissionais e empresas registrados no Conselho.

Texto- Assessoria de Comunicação do Crea-SE: Iris Valéria de Azevedo