Crea-SE e ProjetarSE firmam parceria para levar assistência técnica as Prefeituras de Sergipe

Solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Crea-SE e o ProjetarSE.

Capacitar os profissionais que atuam na área da engenharia pública e, especialmente que prestam serviço as prefeituras de Sergipe é uma das ações que serão desenvolvidas pelo Crea-SE junto Instituto Banese, por meio do ProjetarSE (projeto voltado para garantir assistência técnica gratuita aos gestores municipais). Nesta segunda-feira (9) as instituições firmaram Termo de Cooperação Técnica durante Sessão Plenária realizada na sede do Conselho.

VEJA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO CREA-SE

Presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira e a coordenadora do ProjetarSE, arquiteta Shirley Dantas formalizam convênio entre as instituições.

A parceria nasceu com o objetivo de mudar uma realidade que atinge os cofres de muitas prefeituras no Estado e causa sérios prejuízos a sociedade. Hoje muitas Prefeituras são obrigadas a devolver ao governo federal, recursos financeiros que deveriam ser investidos em obras públicas. Esta situação acontece por diversos motivos, entre eles, falta ou má elaboração de projetos; orçamentos falhos; editais elaborados de forma equivocada ou com ausência de informações importantes, além do não atendimento aos prazos legais.

Formalização do convênio foi prestigiada por conselheiros, representantes de entidades de classe e convidados.

Conforme dados da Plataforma +Brasil de novembro de 2021 (sistema de convênios do Governo Federal), no período de 2008 até abril/2022, o montante devolvido por algumas prefeituras chega a R$ 248 milhões. Os dados revelam ainda que neste mesmo período, Sergipe totalizava 3.091 obras, estando 29,41% em execução (algumas atrasadas ou paralisadas), 45,81% concluídas e 12,65% canceladas.

Com o convênio, o Crea-SE vai levar assistência técnica gratuita as Prefeituras, por meio de capacitação dos engenheiros que atuam nas administrações municipais. “Vamos promover cursos nas áreas de metodologia BIM, orçamento de obras públicas, fiscalização; elaboração de Termos de Referência; edital; elaboração de projetos. Nosso objetivo é passar informações técnicas e orientações sobre os aspectos legais relacionados à engenharia pública”, explica o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira.

Para a coordenadora, a parceria com o Conselho de Engenharia e Agronomia de Sergipe é um passo fundamental na ampliação da assessoria aos municípios sergipanos. “Temos em comum o pensamento de que precisamos capacitar, precisamos formar os nossos profissionais sobre todos os processos que envolvem projetos e obras públicas. Nesse entendimento de que é preciso qualificar os técnicos, tanto das prefeituras quanto os que estão fora das prefeituras, mas que tendem a atuar no setor público compreendemos que essa parceria, essa união, vai fazer com que consigamos chegar a um maior número de profissionais”, explicou a coordenadora geral do ProjetarSE.

Texto- Assessoria de Comunicação do Crea-SE: Iris Valéria de Azevedo