Capacitação profissional pauta reunião do Crea-SE com engenheiros no Alto Sertão do estado

A semana no Crea-SE vem sendo marcada por várias atividades no interior do Estado. O presidente do Conselho Jorge Roberto Silveira e assessores estiveram no Alto Sertão Sergipano, onde cumpriram agenda nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Canindé de São Francisco, sendo recebidos por prefeitos, secretários e profissionais da engenharia. O presidente também esteve no município de Capela, região Leste do Estado.

Um dos principais assuntos em pauta foi o Programa Qualifica Crea-SE (Faça sua inscrição aqui) , um projeto, em parceria com a Mútua,  voltado para capacitação dos profissionais de engenharia, por meio de diversos cursos que serão oferecidos gratuitamente. “Nessa primeira etapa do Programa serão ofertados cursos na plataforma BIM, ORSE e Licitação Pública. Nosso objetivo com esta ação é promover a capacitação e preparar os profissionais de engenharia para as exigências atuais do mercado. Essa fase contempla especialmente engenheiros que atuam em prefeituras”, explica o presidente do Crea-SE ao ressaltar que também foram disponibilizadas vagas para todos os profissionais do Sistema.

No município de Canindé de São Francisco, o presidente Jorge Silveira foi recebido pelo secretário de Obras, Serviços Públicos e Planejamento Rildo Joaquim. ”Essa capacitação é fundamental e aqui destaco a importância do curso de licitação, diante da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos que será obrigatória a partir do próximo mês de abril. O Crea-SE está de parabéns pela iniciativa e contribuição”, disse o Secretário.

Presidente Jorge Roberto Silveira e a prefeita de Poço Redondo Aline Vasconcelos

A prefeita de Poço Redondo, Aline Santos Vasconcelos também ressaltou a importância da capacitação para os engenheiros. “A nova Lei de Licitações vem com muitas novidades, além disso, o próprio mercado diante das diversas inovações tecnológicas exige profissionais cada vez mais especializados”. O secretário de Obras do município, José Alisson de Paula parabenizou a iniciativa do Conselho. “Á falta de adaptação às novas tecnologias é um desafio, com isso oportunizar aos profissionais um curso para saber usar a ferramenta BIM, por exemplo, é muito bom”, disse.

Presidente Jorge Roberto Silveira e a prefeita de Capela Silvany Yanina Mamlak

No município de Capela, os engenheiros acompanharam atentos à explicação sobre o Programa de Qualificação. No município, o presidente do Crea foi recebido pela prefeita da cidade, Silvany Yanina Mamlak e pelo Secretário de Obras, Rodrigo Sobral. “São cursos estratégicos e fundamentais para o bom desenvolvimento das atividades dos engenheiros que atuam nas Prefeituras. Todos ganham com esta ação do Conselho”, afirma a prefeita.

“Qualquer mudança e inovação traz desafios” afirma o secretário municipal de Obras de Nossa Senhora da Glória ao se referir ao processo de implantação BIM e a nova Lei de Licitação em andamento. “A preparação dos profissionais de engenharia diante dessas novidades é fundamental. O Crea-SE está de parabéns ao promover conhecimento e capacitação aos profissionais”, ressalta o secretário.