Atuação da engenharia no agronegócio pauta programação do Sealba Show

No estande, os profissionais recebem orientações sobre o preenchimento da ART e Receituário Agronômico

Em parceria com a Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea) e Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEASE), o Crea-SE participa  pelo segundo ano consecutivo, do maior evento do agronegócio da SEALBA contribuindo com informações técnicas sobre a importância da engenharia para o aumento da produtividade no agronegócio. No estande, os profissionais também têm acesso a dados e orientações sobre preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e Receituário Agronômico. O evento prossegue até sábado (4) NO Parque Cunha Menezes, no município de Itabaiana, região agreste do Estado.

Presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira

Ao lado de engenheiros agrônomos, o presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira participou da abertura da programação, oportunidade que destacou a contribuição da engenharia no fortalecimento do agronegócio brasileiro, na geração de tecnologia para melhoria das  condições do homem do campo e produção de energia. Também ressaltou a importância da presença do engenheiro agrônomo assessorando os produtores e empreendimentos rurais para o uso racional e eficiente dos recursos e melhoria dos resultados econômicos, sociais e ambientais.

A atuação do profissional da engenharia no agronegócio também foi abordado pela engenheira agrônoma e assessora técnica do Crea-SE, Paula Braz. Em sua palestra falou sobre o papel dos diversos profissionais envolvidos desde a produção até a chegada do produto ao consumidor final.

Aos participantes do Sealba, a engenheira agrônoma Paula Braz falou sobre a importância da engenharia no agronegócio.

Também ressaltou o desenvolvimento e aprimoramento das técnicas de produção, surgimento de softwares e máquinas e as novas tecnologias que asseguram aos produtores e pecuaristas mais produtividade e precisão com menos desperdício de insumos e perdas de qualquer tipo. “São processos e evolução que passam pela engenharia e que refletem no resultado final do agronegócio, uma segmento com grande representatividade no PIB do país”, enfatiza Paula.

Engenheiro Agrônomo Marcos Eric Barbosa reforçou a necessidade do uso racional da água

Outro assunto pautado pelo Crea-SE no Sealba Show diz respeito ao uso da água na produção do agronegócio. O tema foi ministrado pelo professor da UFS, o engenheiro agrônomo Marcos Eric Barbosa. “Com a conceituação e o entendimento da importância, a ideia foi demonstrar que o produtor rural, em seu agronegócio, deve tratar o sistema de forma profissional, fazendo um planejamento estratégico para o cultivo, buscado, a partir do conhecimento de seu negócio, as metas e os planos para o bom gerenciamento dos recursos disponíveis”, disse o engenheiro que apresentou  algumas estratégias para a produção de água.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.