Lideranças do Sistema Confea/Crea/Mútua participam do Encontro Sergipano de Conselheiros do Crea-SE

VIII Encontro Sergipano de Conselheiros, em Pacatuba (SE)

CONFIRA MAIS FOTOS NO FACEBOOK DO CREA-SE

Integração, aprendizado e capacitação foi o tripé da agenda do VIII Encontro Sergipano de Conselheiros (ESC) promovido, neste fim de semana, pelo Conselho de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) com o apoio da Mútua (Caixa de Assistência dos Creas).  O evento realizado no município de Pacatuba, região Norte de Sergipe, teve como público alvo os novos conselheiros estaduais que passam a compor o plenário do Crea a partir deste ano.

Ao lado do presidente do Confea, Joel Krüger, do diretor-presidente   da Mútua, Francisco Almeida, dos diretores respectivamente Financeiro e Administrativo, Arício Resende Silva e Carlos Vilhena e de profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências, o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira abriu a programação dando boas-vindas aos novos integrantes. “Estamos começando mais um ciclo, e juntos vamos trabalhar para construir uma agenda produtiva em benefício da sociedade e dos profissionais. Como conselheiros, cada um de vocês tem papel decisivo para que tenhamos mais um ano proativo do plenário”, disse o presidente.

A importância e o papel dos conselheiros também foram destacados pelo presidente do Confea, Engenheiro Civil Joel Krüger. “O conselheiro regional não está representando na Câmara e na Plenária do Crea apenas à sua respectiva entidade de classe, mas todos os profissionais e toda sociedade sergipana. Do ponto de vista jurídico, os senhores e senhoras conselheiras são agentes públicos federais, tendo papel fundamental no Sistema Confea/Crea/Mútua”, disse ele.

Presidente do Confea, Joel krüger

O presidente do Confea também foi enfático ao afirmar que cada profissional que assume esta missão tem o papel de defensor da coletividade, ao exigir a responsabilidade técnica profissional na execução ou elaboração de obras ou serviços de Engenharia, Agronomia e de Geociências. O presidente Joel encerrou sua fala parabenizando o presidente Jorge Silveira pelo sucesso do ESC e desejando um bom mandato aos novos integrantes do plenário do Crea-SE.

Profissionais contratados

Na ocasião, Jorge Silveira apresentou projetos e ações realizados pelo Crea e os avanços conquistados  ao longo dos últimos dois anos da sua gestão e reforçou a importância do Conselho como ferramenta de defesa e valorização dos profissionais.

Presidente do Crea-SE, Jorge Roberto Silveira

“O Crea é um importante gerador de empregos para os profissionais da Engenharia. Quando a nossa equipe fiscaliza uma obra e/ou serviço que não tem um profissional habilitado à frente, o Crea notifica e obriga que contrate estamos garantindo o mercado de trabalho. Somente no ano passado,  239 profissionais foram contratados, resultado das mais de 4 mil ações fiscalizatórias realizadas”, ressalta Jorge Silveira.

Momento Mútua

A programação também contou com o ‘Momento Mútua’, apresentando pelo diretor geral da Mútua nacional, o engenheiro agrônomo, Francisco Almeida. Os participantes do ESC tiveram a oportunidade de conhecer as vantagens de ser um associado da Caixa de Assistência aos Profissionais. “Apresentamos os benefícios sociais, culturais e financeiros, além dos diversos convênios disponibilizados. A Mútua está de portas abertas e com um mundo de oportunidades e novidades para os associados”, afirma o diretor.

Diretor- Presidente da Mútua, Francisco Almeida

Entre as novidades destacadas por Francisco Almeida está a aprovação, com previsão de lançamento em 40 dias, do Crédito Express, para uma concessão rápida de pequenos valores aos profissionais, em até 48h, e sem burocracia. “Muitos profissionais precisam de dinheiro de forma imediata e com essa nova modalidade, de até 7 mil, vamos exigir apenas comprovação de renda e assinatura eletrônica. Para atender a todos os profissionais associados e auxiliá-los com despesas emergenciais”, disse.

O diretor da Mútua também falou sobre a criação do Programa de Inclusão da Mútua; ampliações dos tetos de concessão e dos prazos de reembolso; mudança da data de vencimento da anuidade da Mútua para 30 de junho; e o reajuste da primeira anuidade de novos associados para R$ 80, passando, assim, a possibilitar a cobertura básica do Pecúlio por Morte após 30 dias de inscrição.

Diversidade

Poliana de Siqueira, conselheira do Crea-SP

O ESC também contou com a participação da conselheira do Crea-SP, Poliana de Siqueira que no evento representou o presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese. Ela colocou em pauta a diversidade e equidade de gênero e reforçou a necessidade de ampliar o debate dos temas tornando a discussão parte da cultura do Sistema Confea/Crea/Mútua.