A Engenharia como pilar da Democracia

Com 60 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva venceu a acirrada eleição presidencial do Brasil de 2022, cuja votação e apuração foi no último domingo, 30/10. A agilidade na contagem dos votos só foi possível porque o Brasil realiza a maior eleição informatizada do mundo, garantida por um sistema eletrônico de votação que é referência mundial.

Os profissionais da engenharia estão presentes em todas as etapas do processo eleitoral, no desenvolvimento e produção das urnas, na programação dos sistemas de informatização e nas etapas de auditoria e fiscalização das eleições, seja na condição de servidores públicos, prestadores de serviços de empresas especializadas ou representantes de entidades fiscalizadoras.

“É inegável o quanto a Engenharia é fundamental no processo democrático e na vida dos eleitores brasileiros, não apenas em todo aparato tecnológico necessário para um sistema eleitoral eletrônico. É a nossa profissão que garante a integralidade e a lisura no processo democrático”, pontua o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.

Por esse motivo é que o Confea integra o grupo de entidades nacionais e internacionais que acompanha e fiscaliza as eleições. O gerente de Tecnologia da Informação do Conselho, eng. comp. Rodrigo Borges, representou o Confea na apuração dos votos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “É muito importante que nosso representante junto ao TSE seja um engenheiro da área”, comentou Krüger, ao celebrar a participação do Confea no rol das entidades fiscalizadoras legitimadas a participar da apuração dos votos. “Somos o único conselho profissional da lista, e estamos ao lado do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal de Contas da União fazendo essa fiscalização, conforme preconiza resolução do TSE. É o Tribunal nos reconhecendo como entidade referência na área”.

Para Joel Krüger, o presidente eleito precisa agora atentar para os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, essenciais no crescimento econômico do país. “Atuamos nos setores estratégicos. Estamos na infraestrutura viária (rodovias, ferrovias, portos e aeroportos); na geração de energias, incluindo as renováveis; na indústria de petróleo; nas telecomunicações; nas edificações; nos serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais; na economia do mar; na mineração; na geração de alimentos; e na indústria de transformação. Ou seja, não existe desenvolvimento social sem a atuação e a valorização dos profissionais que compõem o nosso Conselho”.

Após proclamado o resultado das eleições presidenciais do Brasil, Krüger parabenizou o projeto vencedor. “Saímos de um processo eleitoral acirrado, mas existe uma vitória que é comum a todos: a da democracia. Um projeto de país saiu vitorioso e respeitá-lo faz parte do processo democrático, obrigação de todos os defensores do Estado Democrático de Direito. Agora o momento é de união e trabalho, com foco no bem do Brasil”, disse no pronunciamento. “Precisamos retomar os investimentos públicos em infraestrutura, fomentar as parcerias público-privadas para a geração de emprego e renda no nosso país. Somos profissionais e empresas tecnologicamente preparadas para desenvolver o país”.

Leia na íntegra o pronunciamento de Joel Krüger, presidente do Confea

Krüger lembra, ainda, da Carta Aberta aos Candidatos, documento que, apresentado pelo colegiado que reúne os presidentes dos Creas, do Confea e da Mútua e aprovado pelo Plenário do Conselho Federal, foi lançado em 14 de setembro último. “É de suma importância que o presidente eleito atente às diretrizes da Carta Aberta aos Candidatos, porque ali estão as respostas que fortalecerão o país econômica e estruturalmente. Trata-se de um documento assinado por muitos representantes profissionais, e que está em consonância com os eixos temáticos do 11º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), outra construção amplamente democrática do Sistema Confea/Crea e Mútua”.

Leia na íntegra a Carta Aberta aos Candidatos

Krüger anseia por um país que valoriza seus profissionais, sua capacidade técnica e sua inteligência. “Estamos do mesmo lado, ansiosos por um Brasil mais justo e de oportunidades para todos!”, finaliza em seu pronunciamento.

Equipes de Comunicação e de Assessoria Parlamentar do Confea