Eleição-Conselheiro Federal: Chapa 01 é eleita com 46,47 % dos votos válidos

Sérgio Maurício (titular) e Alexsandro Meireles ((suplente): chapa eleita com 401 votos

Em clima democrático e transparente, profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências elegeram nesta quinta-feira (3), por meio de votação eletrônica, o novo conselheiro federal na modalidade engenharia elétrica que vai representar o Crea-SE no plenário do Confea. Com 401 votos, a chapa 01 composta pelos engenheiros eletricistas Sérgio Maurício (titular) e Alexsandro Meireles (suplente) venceu o pleito para o mandato de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2025. A eleição ocorreu das 8h às 19horas (horário de Brasília).

Veja o resultado detalhado das eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua de 2022

Pela primeira vez, o Crea-SE realiza uma eleição exclusivamente em ambiente virtual . “É um momento histórico para o nosso Conselho, principalmente por ser tão ansiada por todos os profissionais. O pleito ocorreu de forma tranquila, segura e com total transparência. A votação e apuração foram acompanhadas em tempo real por todos os interessados”, afirma o presidente do Crea-SE, engenheiro civil Jorge Roberto Silveira ao reforçar que durante todo o dia, o processo eleitoral envolveu centenas de profissionais aptos a votar, sem quaisquer intercorrências.

Homologação

Carlos Magalhães(esq) e Gustavo Nunes (dir), membros da CER-SE ao lado do presidente do Crea, Jorge Silveira.

“O resultado da eleição será homologado pela plenária do Confea no dia 25 deste mês. Já no dia 28 também deste mês de novembro, a Comissão Eleitoral Federal divulga o edital contendo os resultados homologados pelo Confea”. É o que afirma Gessé Romão, coordenador da Comissão Eleitoral do Crea-SE.

Coordenador do CER-SE, Gessé Romão

O processo eleitoral para conselheiro federal também ocorreu nos Conselhos Regionais do Acre (Industrial), Alagoas (Agronomia), Amapá (Elétrica), Rio de Janeiro (Civil) e Rondônia (Civil).   Em virtude de vacância, também foram realizadas eleições para a presidência do Crea-PA e para a diretoria administrativa da Mútua em Rondônia, conforme regras da Decisão Plenária PL nº 1.021/2022.

Para presidir o Crea Pará foi eleita a eng. civ. Adriana Falconeri Rebelo Boy, já para a diretoria administrativa da Mútua, eng. ftal. Pedro Ernesto Amorim Sena Filho.  A eleição no Pará ocorreu em virtude do falecimento do eng. civ. Carlos Renato Milhomem Chaves, em junho de 2022. O novo mandatário permanecerá no cargo até 31 de dezembro de 2023.

A eleição no Sistema Confea/Crea foi conduzido pelo coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), eng. civ. Daltro de Deus Pereira. “Tudo transcorreu sem nenhuma intercorrência, e com uma participação muito boa dos profissionais, na ordem de 12,81%. O processo eleitoral está sendo muito divulgado. Temos a expectativa de uma participação maior dos profissionais a cada processo. Este foi mais um grande teste para as eleições gerais dos presidentes de Crea, diretores da Mútua, conselheiros federais e presidente do Confea, no ano que vem. Essa é a terceira eleição nesse novo processo, virtual. Então, é importante essa participação”, ressalta o coordenador da CEF.