7º CEP- Sergipe: começa ciclo de palestras preparatórias

DSCN1119 DSCN1156Com um auditório lotado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) iniciou na noite desta quinta-feira (12/5) na Universidade Tiradentes, o ciclo de palestras preparatórias para o 7º Congresso Estadual de Profissionais (CEP. O presidente do Crea-SE, Arício Resende abriu o evento destacando a importância dessa etapa como um espaço para discussão e sugestões que serão transformadas em propostas a serem apresentadas no 7º CEP que vai ocorrer nos das 21 e 22 de junho.
DSCN1157Em sua apresentação, o presidente do Conselho falou sobre a extensaDSCN1115 programação que antecede o Congresso , a qual foi preparada com o objetivo de mobilizar os profissionais da capital e também do interior do Estado. Ele também chamou a atenção para a importância da participação dos alunos, que são futuros profissionais, em todo esse processo de discussão e debates.
DSCN1136Nesta edição, o Congresso tem como eixos temáticos: Defesa e Fortalecimento da Engenharia e da Agronomia junto à Sociedade; Tecnologia e Inovação; e Carreira e Prerrogativas da Engenharia e da Agronomia. Este último foi o foco da palestra desta quinta-feira ministrada pela engenheira agrônoma, Marina Franca Lelis que fez uma ampla e esclarecedora abordagem sobre o assunto.
A palestrante chamou a atenção para a necessidade da aproximação com as instituições de ensino para que não haja distanciamento entre a formação oferecida pelas Universidades e as atribuições possíveis de serem concedidas pelo Conselho. “ A cada dia surgem novos títulos e nós estamos atrelados ao que diz a Lei, muitas vezes são excelentes currículos, mas sem amparo legal”, disse ela ao frisar que mais de 340 títulos profissionais fazem parte do Sistema Confea/Crea.
Falou também sobre à Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que tem o objetivo de identificar o responsável técnico pela obra ou serviço, bem como documentar as principais características do empreendimento. ‘ Esta prerrogativa legal, aliada à edição do Código de Defesa do Consumidor, fixou o papel da ART na sociedade como um importante instrumento de registro dos deveres e direitos do profissional e do contratante. Por exemplo, um engenheiro agrônomo que projeta determinado cultivo especial de feijão será o responsável técnico pelo projeto desse cultivo”, explica Marina.
Ao falar de código de ética, a palestrante destacou a conceituação adotada pelo Confea, a qual defende que “um código de ética profissional deve ser resultante de um pacto profissional, de um acordo crítico coletivo em termo das condições de convivência e relacionamento que se desenvolve entre as categorias integrantes de um mesmo sistema profissional, visando a uma conduta profissional cidadã”.
“A atuação profissional, quando pautada na ética, protege a sociedade em seus interesses e direitos,e, como consequência, fortalece a dignidade daqueles que atuam profissionalmente harmonizando os interesses pessoais aos coletivos”, disse Marina que na ocasião fez a distribuição de cartilhas de Código de Ética aos presentes.

O primeiro dia das palestras preparatórias contou com a presença do presidente da Mutua-SE, João Bosco Andrade e do diretor- administrativo, João Pinto que fizeram uma apresentação institucional da Mútua, onde os presentes puderam conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da Instituição, seus benefícios, convênios e serviços.

7º CEP-SE

Além de Aracaju serão realizadas palestras nos município de São Cristóvão, Estância e Lagarto. “Ao final desses encontros, todas as propostas serão discutidas no Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que será realizado na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE) em Aracaju, nos dias 21 e 22 de junho. Nele, serão definidas as propostas que seguem para discussão e votação no Congresso Nacional de Profissionais (CNP) que acontece em paralelo à 73ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Foz do Iguaçu (PR), de 29 de agosto a 3 de setembro próximos”, reforça o presidente do Crea-SE, Arício Resende.

Cartaz_preparatorioConfira o calendário:

12/5 – 19h