VI Encontro Sergipano de Zootecnia

DSC_0731Palestras, mini- cursos e oficinas .  É o VI Encontro Sergipano de Zootecnia que acontece na Universidade

o zootecnista contribui cada vez mais para garantir a segurança alimentar

Federal de Sergipe com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE). O evento marca as comemorações dos 10 anos da implantação do curso de zootecnia da UFS e também a Semana dos Zootecnistas, profissionais responsáveis pela avaliação, aprimoramento e melhorias genéticas de animais de produção, assim como do manejo das criações que se transformam em alimentos para o mercado interno e externo do País.

O reúne profissionais e estudantes com o objetivo de difundir informações, conceitos e tecnologias sobre nutrição de ruminantes focando o gado leiteiro. O Encontro foi aberto nesta quarta-feira (13/5) e prossegue até sexta-feira (15/5).

“Zootecnia no Brasil: Passado, Presente e Futuro” foi um dos temas abordados no primeiro dia do evento ministrado pela professora da Universidade Estadual de Montes Claros, Antônia de Maria Filho. “O Jovem no Agronegócio” foi outro tema de destaque ministrado por Annelisa Aragão, diretora de Agronegócios do Conselho de Jovens Empreendedores (CJE.).

DSC_0712Num rápido discurso, a representante do Crea-SE, engenheira química, Gisélia Cardoso, ressaltou a importância da zootecnia para o mercado brasileiro. “O País se destaca no comércio mundial de carnes, principalmente a bovina, produzida com eficiência e qualidade. Porém, poucos sabem ou lembram que os animais que produzem não só a carne, mas o leite, ovos e mel, são submetidos aos cuidados e ao trabalho do zootecnista”, frisa a engenheira.

A profissão, considerada nova, quando comparada às outras ciências milenares, vem ganhando espaço e, com a modernidade, é uma atividade cada vez mais essencial à gestão econômica e do agronegócio. É o que avalia o professor Gregório Murilo, chefe do Departamento de Zootecnia da UFS.

De acordo com Gregório Murilo Sergipe se destaca na qualidade do curso oferecido na UFS. “É o primeiro Estado do Nordeste onde o curso de Zootecnia tem melhor pontuação. No ano passado, o curso obteve nota quatro segundo avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE. A nota máxima é cinco”, disse o professor.

curso-de-zootecnia-onde-fazer-faculdadesA busca pela eficiência produtiva é a raiz do trabalho do zootecnista, É de sua responsabilidade as áreas de: nutrição e manejo alimentar dos animais de produção, pets e silvestres; melhoramento genético animal; agronegócio e cadeia produtiva; gestão das propriedades rurais; conservação dos recursos animais e ambientais; manejo e conservação de pastagens; comportamento e bem-estar animal; manejo da fauna e de animais silvestres; planejamento e administração de eventos agropecuários, entre tantas outras.

Os locais em que os zootecnistas atuam também são diversificados. As mais comuns incluem: indústria de ração e outros produtos animais; propriedades rurais; laboratórios; criatórios de animais de produção; zoológicos; instituições de ensino em pesquisa; cooperativas rurais e de crédito; e exposições e feiras agropecuárias. Outras tendências de mercado surgem a cada dia, como o mercado de carnes exóticas que se desenvolveu muito nos últimos anos.

One thought on “VI Encontro Sergipano de Zootecnia