Tráfego intenso, o que fazer em Aracaju?


Caos no trânsito atinge a capital que ainda tem ar de cidade pequena, mas com frota de 260 mil veículos.

 

Aracaju não é uma metrópole, mas motoristas de carros e ônibus têm enfrentado um rotina de engarrafamentos em vários pontos da capital. E esse negócio de horário de pico já não existe mais. Também não é à toa: são mais de 260 mil veículos rodando nas ruas e avenidas da cidade, o que dá um carro para cada dois habitantes. Resultado: o tráfego é a qualquer hora do dia e os atrasos e engarrafamentos são inevitáveis. E quando tem acidente piora tudo. 

“Não está tendo mais hora. Chego a ficar parado mais de dez minutos só na Avenida Beira Mar, isso sem ser horário de pico”, reclama o engenheiro químico Carlos Carvalho. Para ele, o trânsito na capital piorou muito nos últimos anos. A família da professora Daniela Mendonça também sofre com a rotina estressante que só sentia quando viajava para as metrópoles. “Claro que nada se compara ao trânsito de São Paulo, mas dirigir em Aracaju já tá ficando insuportável”, diz a professora, que gasta pelo menos uma hora nos deslocamentos para a escola do filho e trabalho.  

Quem também amarga no congestionamento é a faxineira Marta Cristina Santos. Ela gasta uma hora e meia no deslocamento para o trabalho. “Saio do Bugio 6h30 e só chego no Bairro Jardins às 8h. Quando vou para a Atalaia demora mais, chego quase duas horas depois. A volta para casa também é demorada por causa dos engarrafamentos”, diz a usuária do transporte público, que gasta pelo menos três horas do dia no trânsito.  

Realidade estressante vivida também pelos motoristas de ônibus, que têm que cumprir horário e – muitas vezes – não conseguem. “Uma viagem que era para fazer em 55 minutos, faço em uma hora e meia. Tá faltando é mobilidade para os ônibus”, reclama o motorista Adenildo dos Santos, que há dois anos e meio trabalha na linha Augusto Franco/Bugio.
 
Dirigir o ônibus que faz a linha Fernando Collor/Dia também não é nada fácil. Emerson de Jesus conhece bem essa rotina desgastante há exatos quatro anos. “Tem horas que fica tudo parado. É muito complicado, tem que ter paciência, muita calma”, diz ele. Paciência que falta ao motorista Pedro Paulo, que fica irritado toda vez que é preciso levar a mãe ao Mercado Albano Franco, no Centro de Aracaju. “Esse corredor aqui é insuportável. Como se não bastasse, ainda tenho que enfrentar o trânsito da Avenida Beira Mar, ao lado do mercado, que não é brincadeira não”, atesta.

E ele tem razão. Transitar pela Avenida Beira Mar, conhecida também como Rua da Frente, é testar os nervos. Quem precisa passar pelo local se depara com quem vem da Ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros e de outros lugares, como Santo Amaro das Brotas, Pirambu e adjacências. Isso sem falar que o Mercado Albano Franco é um polo gerador de tráfego. 

Soluções

O problema não é novo para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que tem conhecimento que a capacidade de Aracaju em absorver a quantidade de veículo está se esgotando. Os caminhos para desafogar o trânsito em Aracaju deverão ser iniciados no próximo ano, com algumas ações e obras, entre elas a construção de vias exclusivas para os ônibus. É o que informa o diretor de Trânsito da SMTT, capitão J. Luiz, que garante que o projeto para desafogar o trânsito já existe e deve ser colocado em prática em 2015.

Para acabar com o congestionamento no Centro da capital, o remanejamento e algumas ações já foram pensadas e agora faltam ser colocadas em prática. “Para solucionar o problema no Centro, é preciso tirar a parte administrativa e municipal de lá, onde é um polo gerador de tráfego, a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa, secretarias municipais e estaduais, Tribunal de Justiça e colocar esses órgãos no Centro Administrativo”, diz o capitão. 

Outra medida para desafogar o trânsito no Centro seria a ampliação do calçadão, para evitar a passagem os carros no miolo da cidade. “Tirar o terminal de ônibus da Rodoviária Velha também é uma saída e deverá ser feito no próximo ano próximo ano”, garante o capitão J. Luiz, que afirma que o projeto para desafogar o trânsito em Aracaju conta também com ações a serem implantadas na Avenida Tancredo Neves, que fica engarrafada o dia todo. 

O congestionamento na Coroa do Meio também deve acabar ou pelo menos diminuir. A previsão é que seja construída uma ponte que vai ligar a Coroa do Meio à Avenida Tancredo Neves. “Essa é a previsão do Governo do Estado”, informa o diretor de Trânsito da SMTT. 

Mas para ele só há uma solução capaz de resolver de vez o problema dos engarrafamentos: priorizar o transporte público de qualidade, com vias exclusivas para ônibus. Mas enquanto o projeto para desafogar o trânsito de Aracaju não sai do papel, o capitão J. Luiz recomenda sair mais cedo de casa, no mínimo uma hora antes do compromisso, e deixar para chegar mais tarde, fugindo do horário de pico. “Aracaju não é mais aquela cidade que se cruzava em 20 minutos”, finaliza ele.

Fonte: Jornal da Cidade – Foto: Jorge Henrique


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