Solenidade de abertura da 71ª Soea reúne grande público em Teresina

 

71Soea-TadeuA solenidade de abertura da 71ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), no Centro de Convenções Atlantic City, em Teresina (PI) foi marcada pela emoção dos homenageados das honrarias do mérito, por um público engajado, além de lideranças nacionais e internacionais, como o presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (FMOI), engenheiro civil Marwan Abdelhamid. 

Em seu discurso, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro civil José Tadeu, destacou a importância de se realizar a Soea no Piauí. “Tínhamos uma dívida histórica com esse Estado e estamos tendo a oportunidade de saldar. Agradeço o empenho do presidente do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Piauí (Crea-PI), do conselheiro federal Marcelo Morais e do conselheiro Baracuhy pela mobilização em enriquecer esta semana com o Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc)”, disse Tadeu.

No dia internacional da juventude (12/8), Tadeu destacou a importância dos jovens para o Sistema Confea/Crea, e pela maciça participação dos estudantes no Congresso Tecnológico e Científico da Engenharia e da Agronomia  (Contecc) e foi aplaudido pelos mais de 3 mil participantes da solenidade. “O Congresso é mais um marco que o Sistema Confea/Crea crava em território brasileiro com o objetivo de consolidar o espaço da ciência e do conhecimento das  inovações tecnológicas do País”, afirmou o presidente.

Pela primeira vez na história da Semana, está sendo realizado o Congresso que apresentará mais de 500 trabalhos acadêmicos e técnicos ligados ao tema da 71ª Soea: a inovação tecnológica para o desenvolvimento nacional. O presidente do Confea ainda falou do processo de harmonização entre Confea e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e a importância dessa união para as profissões e para o desenvolvimento do Brasil. “Em julho começamos as tratativas para trabalhar as áreas de sombreamento. E esse posicionamento será estendido a outros Conselhos em que haja algum tipo de dúvidas sobre as atribuições”, sinalizou o engenheiro.

 Valorização profissional

José Tadeu reiterou a necessidade de uma visão de mundo calcada na supremacia dos elementos naturais, sabedoria e planejamento do conhecimento que serve de inspiração. “O País precisa compreender o quanto é necessário praticar o exercício diário da mais adequada inovação para produzir de maneira eficaz e eficiente. Planejar gera o bom uso dos recursos naturais. Não há inovação sem planejamento, e essa deve ser nossa rotina: planejar e inovar sempre”, afirmou. 

O presidente do Confea estava se referindo à necessidade de aprovação do Projeto de Lei nº 13/13, que aguarda votação terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, do Senado, para ser aprovado e enviado para sanção presidencial e tornar a engenharia e a agronomia carreiras típicas de Estado, e foi novamente aplaudido. “A aprovação do PL 13/13 proporcionará que engenheiros e agrônomos sejam reconhecidos por sua real importância para o bem da sociedade brasileira”, concluiu José Tadeu. 

São mais de 3 mil participantes, entre profissionais, pesquisadores e estudantes, que terão à disposição, além de palestras, o que há de mais inovador nas produções acadêmicas brasileiras, no decorrer desta Semana que marca a história do Sistema Confea. Os trabalhos prosseguem até sábado (16). 

Em discurso que antecedeu o presidente Tadeu, o presidente do Crea-PI, engenheiro civil Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, destacou a importância da realização da Semana Oficial em Teresina e destacou o empenho do presidente do presidente_CreaPiauiConfea, engenheiro civil José Tadeu, para trazer a Soea para o estado do Piauí. O anfitrião da 71ª Soea também reconheceu o apoio de todos que estão contribuindo para a realização do maior evento do Sistema Confea/Crea. “Agradeço todos os presidentes de Creas e todos os conselheiros federais por nos apoiarem sempre e todos os colaboradores do Confea presentes em nossa capital”, enfatizou o presidente.  

Ao falar da valorização das profissões da área tecnológica, Paulo Roberto alertou para a necessidade de concretizar a engenharia pública por meio da carreira de Estado. “Nossa categoria é maior que a população de muitos países, somos capazes de traçar novos rumos para a engenharia brasileira”, finalizou o anfitrião do evento.

 Legado 

O conselheiro federal e coordenador do Contecc, engenheiro agrônomo José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy, disse que “o desafio de criar uma inovação dentro da Soea foi tarefa refletida previamente e representa uma quebra de paradigmas”.  Para colocar em prática a “ideia ousada”, ele agradeceu especialmente às mais de 70 pessoas que avaliaram gratuitamente os trabalhos. Para Baracuhy, que espera a próxima Soea – em 2015, em Fortaleza –, “a necessidade de inovar é a alavanca do desenvolvimento”.

Já o coordenador do Colégio de Entidades Nacionais (Cden), engenheiro de alimentos Gumercindo Ferreira da Silva, garantiu que o Contecc “é para ficar” e parabenizou os presidentes José Tadeu e Paulo Roberto por “mostrar a engenharia ao País”.  O diretor-presidente da Mútua, engenheiro agrônomo Cláudio Pereira Calheiros, disse que o sucesso do evento reflete a “junção de todos, participação e união”. Para ele, “valeu encarar o desafio de realizar a Semana em Teresina”.  O coordenador-adjunto do Colégio de Presidentes, engenheiro civil Telamon Firmino Neto, também presidente do Crea-AM, destacou “a presença esmagadora de todas as delegações do Brasil, prestigiando um evento como a Semana”.

Honrarias ao Mérito

71soea_laureamerito3A cerimônia de abertura da 71ª Soea foi marcada pela emoção durante o reconhecimento oficial de pessoas que contribuíram para o aprimoramento profissional e, consequentemente, do País.  Diante de um público de 3 mil pessoas, entre profissionais, estudantes e lideranças do Sistema Confea/Crea, o Instituto Militar de Engenharia e 23 profissionais foram congratulados com as honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua. Os homenageados que receberam as honrarias do Sistema Confea/Crea e Mútua em 2014 foram selecionados entre as 99 indicações enviadas pelos conselhos regionais e por entidades nacionais à Comissão do Mérito do Confea. 

Fonte: Confea 


Assessoria de Comunicação do Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.