Sistema perde o presidente do Crea-PA, eng. civ. Renato Milhomem

Durante o último dia da reunião do Colégio de Presidentes, em Gramado (RS), o Sistema Confea/Crea e Mútua sofreu um duro golpe na manhã desta sexta (3/6), quando os colegas foram informados do agravamento do quadro de saúde do presidente do Crea-PA, eng. civ. Carlos Renato Milhomem Chaves e, algumas horas depois, de seu falecimento. Vítima de câncer no estômago, o presidente, em segundo mandato, permaneceu no exercício da função até essa data, embora já em tratamento. Ele tinha 51 anos. “Lamento profundamente a perda de Renato Milhomem, um presidente jovem e que vinha contribuindo muito para a modernização e a interiorização do Crea-PA”, considerou o presidente em exercício do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta.

Milhomem estava sendo representado na reunião do Colégio de Presidentes pelo 2º vice-presidente do regional, eng. civ. Jomar Sousa Ferreira. Foi respeitado um minuto de silêncio pelos colegas. O vice-presidente eng. civ. Danillo Linhares decretou luto de três dias no regional. Segundo ele, Renato Milhomem tinha sua atuação à frente do Crea-PA voltada para o interior do Estado. “Ele fez sua campanha principalmente no interior, e se deslocava entre Marabá e Belém toda semana”, diz, informando que há um ano o quadro de saúde se agravou. “Ele já tinha passado por dois cânceres, vinha lutando há 10 anos, mas o Conselho para ele era uma terapia. Nunca quis se ausentar, mas a situação piorou muito ontem e ele pediu o afastamento”, diz o colega que o conheceu há cinco anos, quando Milhomem o convidou a participar da diretoria em seu primeiro mandato, em 2017.

“Fui diretor dois anos, no primeiro mandato dele. Depois, coordenador dois anos da câmara de Civil.  Estávamos trabalhando juntos pelo quinto ano. Ele deixa o Crea-PA em harmonia, pacificado. Renato expunha as ideias dele com muita sabedoria, era gente boa demais, muito querido no Conselho. Gostava de dar oportunidade para as pessoas. Vinha fazendo um bom trabalho, voltado para a oportunidade, a inclusão com a presença forte das mulheres nos cargos de liderança. Estava fazendo uma reestruturação, resgatando a imagem do Crea, levando para o interior, vinha fazendo um trabalho muito legal. O Pará é muito grande, tem uma  logística complicada, mas ele estava conseguindo superar as suas adversidades pessoais também”, relata o vice-presidente do Regional.

Na visão do conselheiro federal eng. eletric. Daniel Sobrinho, o Crea-PA perde um grande profissional e gestor. “Renato foi um presidente que marcou história, ao ser o primeiro profissional eleito para o Regional que veio do interior. Tínhamos uma relação muito cordial, contribuindo com a sua gestão sempre que podia”, lamentou o conselheiro, lembrando que havia perdido no ano passado seu suplente, o engenheiro eletricista Manuel José Menezes Vieira, vítima de covid-19. Sobrinho exerceu a presidência do Confea até esta quinta-feira (2/6) e deixou Gramado em direção a Belém tão logo soube do falecimento de Milhomem.

Local Sepultamento:
Cemitério Parque das Flores
Rodovia Transamazônica, Km 06, sentido Itupiranga, Marabá/PA.

Horário: às 16h de sábado (4/6)

Local do velório:
Igreja Assembleia de Deus – Templo Maravilha de Deus
Folha 27, quadra 14, lote 24, Nova Marabá, Marabá/PA, CEP: 68.509-230

Confira abaixo o currículo de Milhomem, extraído do site oficial do Crea-PA:

Carlos Renato Milhomem Chaves nasceu em 07 de outubro de 1970, na cidade de Marabá-PA. Casado, se formou em Engenharia Civil na Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1996. Também concluiu bacharelado em Direito na mesma instituição, no ano de 2005.

Foi Secretário Municipal de Obras em São Domingos do Araguaia-PA, de 1999 a 2000. Trabalhou como Engenheiro Civil da Ecoplam Construtora e Planejamento e da CSI Construtora e Empreendimentos. Foi sócio-administrador da Terra Engenharia Empreendimentos.

Em 2017, foi eleito presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA) para o triênio 2018-2020. Após este primeiro mandato, foi reeleito para o triênio 2021-2023, onde segue com o objetivo de tornar o Conselho cada vez mais tecnológico.