Sessão Plenária é pautada por análise de processos e apresentação de novos projetos

Sessão Plenária do Crea-Se conduzida pelo presidente Jorge Roberto Silveira

CONFIRA MAIS FOTOS DA SESSÃO AQUI

O Crea-SE realizou sua segunda Sessão Plenária de 2023. Além de relatos, análise e julgamento de processos, a reunião também foi pautada por eleição, posse, formalização de convênios, premiações de alunos de engenharia mecânica e trabalhos técnicos, além de homenagens.

Ao abrir as atividades, o presidente do Conselho Jorge Roberto Silveira anunciou novos benefícios para os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. “Estamos finalizando os preparativos para realização de cursos de capacitação. Ainda esta semana vamos definir o cronograma e como vai funcionar o sistema de inscrição”, disse o presidente.

Homenagem

A Sessão contou com convidados especiais, entre eles, o Secretário de Infraestrutura de Aracaju e presidente da Emurb, o Engenheiro de Minas Sérgio Ferrari. O profissional recebeu uma homenagem do Crea-SE pelo trabalho realizado em defesa da engenharia, e também pela valorização dos profissionais.

“Estou muito grato pela homenagem. Por seis anos atuei no Crea-SE como conselheiro regional. Também tive a oportunidade de exercer a função de conselheiro federal por um período de um ano. Foi uma experiência gratificante e de muito aprendizado. Hoje estou secretário de Infraestrutura e presidente da Emurb, onde desenvolvo um trabalho buscando valorizar o profissional da engenharia. Pagamos o salário mínimo profissional e temos em nosso quadro técnico mais de 70 profissionais entre engenheiros e arquitetos”, disse Ferrari.

Pres. da Emurb Sérgio Ferrari (esq.) e o presidente do Crea-SE, Jorge Silveira oficializam parceria para ampliar ações de fiscalização em Aracaju

Na ocasião, o presidente do Crea-SE e da Emurb assinaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de ampliar e fortalecer as ações de fiscalização realizadas pelas duas instituições.

Premiações

A Sessão também abriu espaço para a premiação do aluno destaque do curso de Engenharia Mecânica 2022 e dos melhores trabalhos técnicos apresentados no II Congresso Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial de Sergipe – II COEMI-SE. A cerimônia foi conduzida pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos Industriais Seção Sergipe (ABEMEC-SE).

Presidente da Abemec-SE, Marco Domingues

“A Abemec tem feito um papel junto às universidades de fornecer ao corpo docente e ao programa pedagógico do curso, uma complementação aos ensinamentos”, disse o presidente da Abemec, Marco Antônio Domingues ao destacar a importância de integrar as novas tecnologias dentro da vida acadêmica dos formandos para que entrem no mercado de trabalho mais preparados e capacitados para suprir a demanda que exige engenheiros cada vez mais especializados.

Confira os premiados

Melhor aluno do curso engenharia mecânica concludente em 2022 da UFS- Matheus Francisco de Oliveira.

Foram também escolhidos os três melhores trabalhos técnicos:

1° Lugar: Diagnóstico de células fotovoltaicas por tomografia ativa modulada – autores: Thiago Mota Vieira (apresentador), Ézio Carvalho de Santana, Renan Oliveira Silva, Tarso Vilela Ferreira, Douglas Bressan Riffel.

2° Lugar: Comparação entre as metodologias de Norton de Bhandari para dimensionamento de parafusos sujeitos a carregamento cíclico de tração – autores: Gabriel Carvalho da Silva (apresentador), André Luiz de Moraes Costa.

3° Lugar: Correlação entre fator de preenchimento e resistência à tração de peças produzidas por FDM – autores: Matheus Henrique Lima Borges (apresentador), Irina Jacob Ribas, José Kaio Max Alves do Rego.