Sergipe qualifica catadores para trabalhar em usinas de reciclagem


A adoção de novas práticas no tratamento do lixo no Estado provocará mudanças na vida dos catadores. Foi realizado um diagnóstico para levantar todos os dados sobre os catadores de material reciclável e coletadores em Sergipe. De acordo com o secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, as conferências municipais e as reuniões dos consórcios determinaram que os municípios fizessem uma espécie de busca ativa dos catadores e dos coletadores. Os catadores realizam a coleta do lixo nas ruas e os coletadores atuam dentro dos lixões.

Depois do diagnóstico, eles deverão ser qualificados. O processo já foi iniciado na última terça-feira na cidade de Boquim para atender inicialmente os 16 municípios que compõe o consórcio público de saneamento básico do sul e do centro sul do Estado, a partir da capacitação, a meta é transformá-los em agentes ambientais preparados para trabalhar nas usinas de reciclagem e de compostagem. A novidade é o município de Barra dos Coqueiros que disponibilizou uma área de três mil metros quadrados para instalação de uma unidade de beneficiamento responsável pela coleta seletiva do município.

Por dia são produzidas 700 toneladas de lixo em Sergipe, 70% dessa produção pode ser reaproveitada. O reaproveitamento ajuda a amenizar as agressões ao meio ambiente, além de ajudar a milhares de pessoas a incrementar a renda familiar. A coleta seletiva ajuda a aumentar a vida útil dos aterros sanitários e a reduzir a poluição do ar, da água e do solo. Fatores que influenciam diretamente na qualidade de vida da sociedade; melhorando a limpeza urbana, já que a cidade que adquire o hábito de separar o lixo, dificilmente o joga em vias públicas.

Capacitação

Os cursos terão a carga horária de 12 horas distribuídas entre três dias consecutivos.  Após a região Sul e Centro Sul, a capacitação segue nos demais consórcios públicos. No Consórcio Público do Agreste Central, criado com a composição de 19 municípios, irá acontecer entre os dias 23 a 25 de setembro, na cidade de Ribeirópolis.

No Consórcio Público de Saneamento Básico do Baixo São Francisco o curso será realizado entre os dias 01 a 03 de outubro, na cidade de Propriá. O município de Laranjeiras, sede administrativa do Consórcio Público da Grande Aracaju, terá capacitação nos dias 15, 16 e 17 de outubro.

Para a formação e capacitação dos catadores, o curso promove oficinas privilegiando temas que buscam a autonomia, a função social da atividade da coleta e organização para o trabalho.

Ministram o curso de capacitação para os 30 catadores, líderes de associações já formadas e grupos organizados de catadores, a técnica ambiental da Semarh, Ismeralda Barreto; Adriano Santos, membro da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), Adriano Santos; e Alexandre Piones da Silva.

Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da SEMARH – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos

Pesquisa: Leonardo Barreto – Estagiário da ASCOM

_______________________________________

Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE
Luciana Braga – Assessora de Comunicação

Telma Luiza Lima – Criação e Design

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.