Semana da Engenharia abre espaço para debates sobre situação do mercado em Sergipe

O último dia da programação da Semana da Engenharia foi marcado por palestras e um amplo debate sobre questões que afetam diretamente o mercado e os profissionais da área, diante do atual contexto político, econômico e social do País. Na pauta, a instalação da Frente Parlamentar de Engenharia em Sergipe foi um dos principais temas que atraiu engenheiros, representantes de entidades de classe e empresários do segmento ao Clube de Engenharia, onde o evento foi encerrado na noite desta segunda-feira (11/12).

O processo de instalação da Frente Parlamentar foi amplamente detalhado pelo que preside a Comissão de

Dep. estadual, Garibade Mendonça

deputados que irá defender os interesses das instituições ligadas ao Sistema Confea/Crea. “A Frente Parlamentar é de grande importância para o desenvolvimento de Sergipe porque teremos um elo muito grande do parlamento sergipano com as entidades de classe”, disse o deputado.

Pres. da Aseopp, Luciano Barreto

A segunda palestra da noite foi ministrada pelo presidente da Associação Sergipana dos Empresários e Obras Públicas e Privadas, o engenheiro civil, Luciano Barreto que apresentou o panorama atual da engenharia no Brasil e em Sergipe.  “Hoje quem faz as obras do Brasil não são os engenheiros, mas os órgãos de controle, os advogados e procuradores da maioria dos órgãos públicos federais. Como a engenharia saiu do papel principal, acaba resultando em obras inacabadas e desvios de dinheiro” comentou o engenheiro.

Segundo o empresário, o Brasil precisa discutir o assunto, pois o País já teve a engenharia como umas das mais respeitadas do mundo e hoje encontrasse destruída e desprestigiada “Precisamos voltar ao tempo em que os engenheiros é quem faziamas obras, os projetos, os orçamentos, realizando obras com qualidade, prazo e preço justo. Obra cara é que não ficará

Pres. em exercício do Crea-SE, Tadeu Maciel

concluída, que não tem qualidade. Temos soluções, mas é um assunto que precisa urgentemente entrar na pauta do País”, alertou  Luciano Barreto.

Para o presidente em exercício do Crea-SE, engenheiro Civil, Tadeu Maciel Filho, a Semana de Engenharia é uma grande oportunidade para debater a importância dos engenheiros para o desenvolvimento do Brasil e de Sergipe  e as contribuições desta classe para a sociedade brasileira. “O Clube de Engenharia está de parabéns pela

Pres.do Clube de Engenharia, Dilson Luiz

realização do evento”, complementa Tadeu.

veja fotos do evento

De acordo com o, a proposta é criar e fomentar um palco de debates e atrair profissionais de diferentes setores para construir soluções e encontrar caminhos para a superação da crise que afeta o setor. “A Semana da Engenharia é um evento que se consolida a cada ano. É um importante encontro dos profissionais. Um espaço para debater e refletir questões inerentes ao futuro da engenharia” resume Dilson.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.