Safras volumosas e preços menores reduzem fome no mundo

 

Safras volumosas de grãos e preços reduzidos estão ajudando a diminuir significativamente a fome mundial neste ano. Esta é a avaliação de um relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que analisa a segurança alimentar em 76 países de renda baixa e média, que já receberam alguma ajuda alimentar.

Segundo o estudo, o número de pessoas que estão na faixa de insegurança alimentar – que consomem menos de 2.100 calorias por dia – deve cair 9% este ano, para 490 milhões de pessoas, ante 539 milhões de pessoas em 2013.

As melhorias devem ser mais acentuadas na África Subsaariana, a região com maior número de pessoas com fome do mundo. Lá, o USDA estima que o total de pessoas na categoria de insegurança alimentar vai cair até 13% em 2014.

A produção de grãos na África Subsaariana aumentou quase 50% desde 2000. Stacey Rosen, economista do USDA e autora do relatório, disse que o avanço de produtividade foi um dos grandes motivos para o crescimento das colheitas na região. Segundo ela, isso foi possível graças aos esforços internacionais para ajudar a melhorar a irrigação e fornecer equipamentos agrícolas.

Colheitas volumosas têm pressionado as cotações de grãos no mundo todo e beneficiado, principalmente, a alimentação de pessoas de baixa renda. Conforme o USDA, os preços futuros do trigo caíram cerca de 13% nos últimos 12 meses, enquanto os futuros do milho caíram 38% no mesmo período.

Apesar das melhorias, o relatório projetou que os problemas provocados pela fome devem piorar na próxima década, devido ao crescimento populacional e às restrições da produção de alimentos em alguns países. 

Fonte: RuralBR 


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.