Na construção civil muitos profissionais são autônomos

 

A construção civil é o segmento da atividade econômica onde mais se trabalha por conta própria. Pelo menos foi o que constatou pesquisa feita pelo Sistema Pesquisa de Emprego e Desemprego realizado graças a convênio entre o Dieese e o Ministério de Trabalho e Emprego (MTE). O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil em Sergipe (Sintracon) reconhece a preferência de muitos profissionais pela condição de autônomo, embora admita que orienta os trabalhadores a procurarem empregos com carteira assinada.

O estudo Dieese/MTE conclui que a forte presença de trabalhadores conta-própria na construção civil pode ser explicada pelo fato de o setor incluir tanto o segmento das edificações e obras públicas, quanto o de construções leves e pequenas reformas. O pedreiro Roberto Barbosa Xavier afirma que prefere o sistema de empreitada, pois pode trabalhar mais horas durante o dia visando concluir logo o serviço e arranjar um outro. A pesquisa constata que mesmo levando em consideração as diferentes jornadas de trabalho, “permanece válida a constatação de que os trabalhadores por conta própria ganham menos do que aqueles com carteira assinada”.

De acordo com a pesquisa Dieese/MTE, diferente do assalariado, o trabalhador por conta própria detém o controle da sua atividade graças à posse dos instrumentos de trabalho e das competências necessárias para o exercício da profissão. “Normalmente, tais requisitos são acumulados ao longo da trajetória profissional, o que faz com que este trabalhador tenha, em termos médios, uma idade mais avançada do que o assalariado”, diz o estudo. De cada 100 trabalhadores por conta própria, 80 são chefes de família. O baixo nível de escolaridade que caracteriza o perfil do trabalhador da construção civil manifesta-se de forma mais acentuada entre aqueles que trabalham por conta própria.

Fonte: Jornal da Cidade 


Assessoria  de  Comunicação  do  Crea-SE

Luciana Braga – Assessora de Comunicação
Telma Luiza Lima – Criação e Design
Jéssika Cruz – Estagiária

Contatos: ascom@crea-se.org.br | (79) 3234-3000 | 3234-3012

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.